Serra entrega novo bloco da Fatec Sorocaba

O governador José Serra entregou oficialmente nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o novo bloco da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba. Com as novas instalações, a unidade ganha, entre outros ambientes, 25 salas de aula […]

1 de fevereiro de 2010 10:00 am Etec, Fatec

Crédito: Gastão Guedes | Fatec Sorocaba é uma das unidades com IGC 4

O governador José Serra entregou oficialmente nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o novo bloco da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba. Com as novas instalações, a unidade ganha, entre outros ambientes, 25 salas de aula e uma sala para docentes, além de elevadores, estacionamento e via de acesso da entrada até o prédio. O Estado investiu nas obras cerca de R$ 7,4 milhões. Em mobiliário e equipamentos, o valor do investimento no período de 2007 a 2009 foi R$ 3,4 milhões.

Estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e o vice-superintendente do Centro Paula Souza, César Silva, entre as demais autoridades.

Implantada em 1971, a Fatec ofereceu 480 vagas no Vestibular para o primeiro semestre desse ano, distribuídas entre oito cursos de graduação tecnológica: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica Automotiva, Logística, Mecânica Modalidade Processos de Produção, Mecânica Modalidade Projetos, Polímeros, Processos Metalúrgicos e Sistemas Biomédicos. Dentre esses cursos, dois são novos na unidade – Eletrônica Automotiva (40 vagas à tarde) e Processos Metalúrgicos (40 de manhã). O curso mais procurado nesse processo seletivo foi o de Mecânica – Modalidade Projetos, à noite, com uma demanda de 9,85 candidatos por vaga.

Entre as 17 Etecs da Região Administrativa de Sorocaba, três – Piedade, Piraju e Votorantim — integram o Plano de Expansão para a Educação Profissional. Dois outros municípios, Itararé e Mairinque, ganham classes descentralizadas em fevereiro, com previsão de se tornarem Etecs. O número de Fatecs também cresceu. Das seis unidades da região, Capão Bonito e Itu iniciaram suas atividades em 2008, fazendo parte do Plano de Expansão.

Outro crescimento na região se deu com a ampliação do Ensino Técnico, graças ao convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria de Educação do Estado. Para o primeiro semestre de 2010 foram oferecidas 715 vagas, distribuídas entre sete municípios – Avaré, Botucatu, Capão Bonito, Itapeva, Itu, Sorocaba e Votorantim.