Filtro de Daltonismo

Em sua 11ª edição, Semtec debate perspectivas da Educação Integral

Simpósio reúne professores e gestores do CPS e de outras instituições de ensino para apresentação de estudos e práticas focadas no aprimoramento do trabalho pedagógico

23 de maio de 2024 9:59 am Etec, Fatec, Institucional

Laura Laganá destacou diferencial da Educação Integral na construção de uma sociedade mais equilibrada | Foto: Roberto Sungi

Atualizado em 23/5/2024, às 16h40

Cerca de 200 pessoas participaram nesta quinta-feira (23) da abertura da 11ª edição do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza (CPS), na Administração Central da instituição, na Capital. O evento anual reúne professores, coordenadores, diretores, supervisores e demais servidores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, bem como de outras instituições de ensino, para apresentação de estudos e práticas com foco no aprimoramento do trabalho pedagógico na Educação Profissional e Tencológica (EPT).

Na oportunidade, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, ressaltou a importância de compartilhar boas práticas e discutir caminhos para aprimorar a qualidade de ensino. “Além de preparar profissionais capacitados para o mercado do trabalho, é nosso dever estimular a criatividade e o pensamento crítico, para formar cidadãos com resiliência emocional e conscientes de sua responsabilidade social”, destacou.

Educação Integral

Nesta edição, o simpósio tem como tema Formação de Pessoas na Perspectiva da Educação Integral, uma abordagem contemporânea focada em garantir o desenvolvimento pessoal em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. A ideia é promover uma educação inclusiva, que reconheça e valorize a singularidade de cada indivíduo, respeitando sua identidade.

Também participaram da abertura do evento o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo; a coordenadora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Helena Gemignani Peterossi; o coordenador de Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves; e o professor titular do Instituto Física da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos, Antonio Carlos Hernandes, que apresentou uma palestra sobre o impacto do programa Vem Saber.

Na sexta-feira (24), estão programadas mesas-redondas e exposições de pôsteres. Já as apresentações orais terão transmissão online na segunda e terça-feira (27 e 28). Foram selecionados mais de 50 trabalhos de professores do CPS e de outras instituições. Confira programação

O simpósio é composto por cinco eixos temáticos: Processos de Ensino Aprendizagem na Educação Integral: o Estudante como Protagonista; Equidade, Gênero e Inclusão pela Educação Integral; Ambiência, Território, Intersetorialidade e Tecnologia; Educação Empreendedora; Planejamento, Currículo e Gestão Democrática na Educação Integral. Mais informações no site simposio.cpscetec.com.br.