O encontro com representantes da educação profissional de nove países da América Latina, encerrado nesta quinta-feira, 29, originou vários projetos de cooperação interinstitucional. “Foi um encontro extremamente enriquecedor para a região latinoamericana. Recebemos do Centro […]
O encontro com representantes da educação profissional de nove países da América Latina, encerrado nesta quinta-feira, 29, originou vários projetos de cooperação interinstitucional. “Foi um encontro extremamente enriquecedor para a região latinoamericana. Recebemos do Centro Paula Souza a generosidade em compartilhar conhecimento, fazer acordos e integrar-se com outras instituições”, afirmou Sara Silveira, representante do Centro Interamericano de Formação Profissional (Cinterfor), ligado à Organização Internacional do Trabalho. “Todos ficamos maravilhados pelo desenvolvimento e a capacidade de inovação do Centro Paula Souza. Do ponto de vista da OIT/Cinterfor, este primeiro contato direto reafirmou a importância do aporte do Paula Souza para as instituições da região”.
O Instituto Tecnológico Universitário (ITU), da região vinícola de Mendoza, Argentina, fez um acordo com o Paula Souza para passar informações sobre técnicas e capacitação na área de vitivinicultura. O tema interessa especialmente à Etec Benedito Storani, de Jundiaí, que foi visitada pelo grupo e fica numa região que vem investindo na melhoria tecnológica da produção de vinhos. O ITU também oferecerá informações sobre a plataforma Avatares, de formação a distância, na qual o aluno interage até mesmo pelo telefone celular.
Com os ministérios do trabalho uruguaio e argentino, a instituição começou a trocar experiências sobre o processo de certificação de competências. “O Centro Paula Souza tem mais de 200 escolas e uma tradição de formação por competências, o que estamos buscando agora”, afirmou Gabriela Rodrigues, representante do Ministério do Trabalho uruguaio.
A Fundação UOCRA, ligada ao sindicato de construção civil da Argentina, apresentou a possibilidade de ministrar cursos de espanhol para professores do Centro Paula Souza – que, por sua vez, oferece a metodologia de implantação do Laboratório de Currículos. “Essa experiência de sistematização dos currículos é muito interessante, cria um espaço de discussão sobre os cursos e as necessidades de atualização”, comentou Hernán Rugginello, coordenador do departamento de pesquisa da Fundação UOCRA.