Seminário discute boas práticas de sustentabilidade nas Etecs


29 de outubro de 2020

Compartilhe!

Evento online será transmitido ao vivo no perfil da Unidade do Ensino Médio e Técnico do CPS no Youtube | Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira (29), a partir das 17 horas, a sétima edição do Seminário Boas Práticas de Sustentabilidade. Organizado pelo Centro Paula Souza (CPS), o evento online apresenta práticas sustentáveis aplicadas nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e cases adotados no setor industrial. A ideia é aproximar escolas e empresas, além de desenvolver ações para manter e ampliar parcerias com instituições nacionais e internacionais. A transmissão será ao vivo pelo Youtube. Clique nos links para assistir às apresentações no dia 29 e no dia 30.

“Existe uma ação institucional permanente de educação ambiental no desenvolvimento de projetos e na interação do estudante com a comunidade”, afirma o coordenador do Ensino Médio e Técnico do CPS, Almério Melquíades Araújo. “A formação profissional está diretamente relacionada à cidadania e, consequentemente, à preservação do meio ambiente.”

Sob o tema a Indústria 4.0 Sustentável, a programação do seminário terá início com o case É necessário viver e servir – Enfrentando juntos a Covid-19, apresentado pelo coordenador do curso Técnico de Mecânica da Etec de Batatais, Luciano Patrocínio. Também serão abordados cases empresariais com Marcelo Gandur, da 3M do Brasil; José Domingos Adriano, da Exsto; Oscar Isayama, da Festo; e Ronald Duscha, da Fundação Getulio Vargas.

Na sexta-feira (30), será a vez da Etec Paulistano, localizada na zona norte da Capital. O assunto será Produção de álcool em gel e ações sociais no contexto da pandemia, com a participação do coordenador do curso de Química, Eduardo Américo. Do lado empresarial, a discussão será sobre economia circular, com Marilena Lavorado, do Instituto Mais; Francisco Luiz Biazini Filho, da Rede Resíduos; Rogério Vitalli, do Instituto Avançado de Robótica; e Gilberto Javier Cabrera Trimiño, da International University Network. Confira programação