Seminário debate patrimônio em papel no Brasil e Portugal

Neste ano, evento terá como tema Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias; programação é gratuita, online e com certificado para os que se inscreverem

25 de agosto de 2021 9:40 am Fatec, Internacional

Seminário é gratuito, online e oferece certificação a inscritos; encontros ocorrem até novembro ” I Foto: Cottonbro/Pexels

A Assessoria de Relações Internacionais (ARInter) do Centro Paula Souza (CPS) e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São Roque apresentam, nesta quarta-feira (25), às 18 horas, o lançamento do 4° Seminário Internacional de Gestão do Patrimônio Histórico em Contextos Ibero-americanos (SIGESPH). O evento conta com o apoio da Faculdade de Letras (FL) e Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes (DHEEAA) da Universidade de Coimbra, do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), do Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do campus Osasco da Escola Paulista de Política e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), do Governo do Estado de São Paulo e da Siegel Press.

Este ano, o seminário terá como tema Para além das bibliotecas e dos arquivos: patrimônio em papel e outras histórias. O evento é gratuito, online e com certificado. Para participar, é preciso fazer a inscrição até o dia 25 de agosto, pelo site.

A principal característica do evento é traçar um paralelo entre o Patrimônio Histórico no Brasil e em Portugal. Para isso, foram convidados representantes da Universidade de Coimbra e outras instituições portuguesas que atuam em diversas áreas relacionadas ao tema central. O objetivo é debater as principais questões que envolvem Patrimônio em Papel nos dois países.

“A História com todas as suas nuances deve ser respeitada e considerada como elemento motivador das conquistas do presente, que nos instrumentalizam a prospecção de um futuro assertivo” afirma o diretor da Fatec São Roque, o Prof° Me. Clóvis de Souza Dias. “Todo patrimônio cultural deve ser consolidado não apenas nas memórias dos povos, mas objetivamente em nossas valorosas bibliotecas, das mais simples às mais conceituadas, pois a história é o ingrediente principal para as receitas do futuro”.

O seminário é composto por cinco encontros virtuais, com temas distintos, entre os meses de agosto e novembro e trará como novidade a parceria com o Conselho Regional de Biblioteconomia de São Paulo – 8ª região (CRB-8), que passará a integrar o time de participantes e está totalmente integrado ao assunto principal.

No primeiro encontro, o tema que dará início à discussão será No princípio eram as bibliotecas e os arquivos, com as apresentações do Profº João Paulo Avelãs Nunes, da FL e DHEEAA e Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, e da Profa. Alícia Duhá Lose, filósofa e paleografa da UFBA. Na sequência, haverá um debate proposto pelo presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), Marcos Miranda. A mesa será presidida por Ana Claudia Martins, presidente do CRB-8.

O evento é voltado a bibliotecários e arquivistas, técnicos de prefeituras e governos estaduais, técnicos de turismo e lazer, técnicos em outras empresas e organizações, associações, professores, estudantes e público em geral.