Filtro de Daltonismo

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia mobiliza unidades do CPS

Projetos desenvolvidos por professores e alunos em temas como sustentabilidade, segurança e inovação ganham destaque na programação de Etecs e Fatecs

22 de outubro de 2025 9:35 am Eventos

Monitoramento da qualidade da água do mar da Etec de Praia Grande será apresentado no pavilhão do evento em Brasília l Foto: Divulgação

Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) estão participando da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que ocorre até domingo (26) em todo o País. Trata-se do principal evento de popularização da ciência no Brasil, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Neste ano, o tema é Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.

Em Santo André, as atividades ocorrem até quinta (24), no saguão do Teatro Municipal, com exposições e sessões de mentoria para estudantes, das 9 às 19 horas. As unidades do Centro Paula Souza (CPS) na cidade, a Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita e a Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec), expõem, respectivamente, os projetos Sustentóleo e Sistema de Detecção de Vidas

Desenvolvido pela aluna do curso técnico de Automação Industrial, Jaqueline Viel, com orientação dos professores José Raimundo Miranda de Carvalho e Jonie Gibba Junior, o Sustentóleo é um equipamento criado para o reaproveitamento de óleo de cozinha usado, gerando produtos como o biodiesel e a glicerina. 

Sistema de Detecção de Vidas tem como foco evitar que crianças sejam esquecidas dentro de veículos. Orientados pelos professores Guilherme de Lima Silva e Edson Caoru Kitani, os alunos do curso de Tecnologia em Eletrônica Automotiva, João Henrique Silva de Almeida e Matheus Moreira Volponi, criaram um sistema inteligente que utiliza dois microcontroladores instalados no chaveiro do veículo e na cadeirinha infantil, que identificam quando o motorista se afasta do veículo com uma criança ainda no interior e enviam alertas por SMS e ligação telefônica. 

São Bernardo do Campo

Participando pela primeira vez da SNCT, a Etec Lauro Gomes, de São Bernardo, preparou uma programação especial na própria unidade, com exposições, palestra e uma sala temática de conscientização ambiental, envolvendo alunos e professores.

Na terça (21), a escola inaugurou o Projeto Parque Ecológico, uma sala que simula um espaço natural para promover a reflexão sobre sustentabilidade, manejo responsável de recursos naturais e preservação ambiental. As atividades incluem análises laboratoriais e interações com a comunidade escolar.

Nesta quarta (22), a partir das 10 horas, ocorre a exposição dos projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos em parceria com o Centro Universitário FEI, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na sexta (24), das 13h30 às 14h30, será realizada a palestra sobre o Stem Racing Brasil, que propõe a resolução de problemas do mundo real por meio de projetos educacionais, na criação de uma empresa para o desenvolvimento de um carro modelo Fórmula 1. O projeto envolve conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, com abordagem prática e interdisciplinar.

Praia Grande

Professoras e alunas da Etec de Praia Grande vão expor seus projetos, até domingo (26), em Brasília, no pavilhão nacional da SNCT, montado na Esplanada dos Ministérios. A unidade obteve, em março, o selo de Escola Azul, concedido pelo programa Maré de Ciências, da Unifesp – Campus Baixada Santista. 

Desde então, a Escola Técnica implementou diversas ações de cultura oceânica, entre elas a criação de 20 clubes de ciências com temas relacionados ao ambiente marinho, envolvendo estudantes de diferentes cursos e períodos. Dentre as atividades que serão apresentadas se destaca o monitoramento da qualidade da água do mar, com coletas e análises em 12 praias da cidade. 

Os resultados desse projeto serão expostos pelas professoras Janara de Camargo Matos e Sergiana dos Passos Ramos e pelas alunas Giulia de Oliveira Baldasserini, Maria Eduarda Rodrigues Silva, Sayuri Silva Nonaka, Sofia Ramos Brass, Ana Julia Inojosa Lopes Custodio, Marcella Carvalho Inácio Marques, Ana Luiza Falcão do Carmo, Emanuelle Mariane da Silva e Maria Eduarda Nunes de Souza.

Compartilhe


Veja também