Além da abertura e mesa-redonda online, SPAP também propõe atividades presenciais nas unidades, como palestras, workshops, capacitações e oficinas diversas
Mais de três mil pessoas acessaram as atividades online, entre diretores, coordenadores e professores das Fatecs l Foto: Divulgação
Organizada pela Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu), do Centro Paula Souza (CPS), a 15ª edição da Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP) das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) começou nesta quinta-feira (1º de agosto). Neste semestre, o evento aborda o tema Inteligência artificial (IA): aplicações educacionais e do mercado de trabalho e implicações legais.
Participaram da cerimônia de abertura online a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; a vice-diretora-superintendente, Emilena Lorenzon Bianco; o coordenador de Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves; e o diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu, André Luiz Braun Galvão, entre outros representantes da instituição e convidados.
“O tema escolhido tem tudo a ver com a realidade que estamos vivendo porque a inteligência artificial está cada vez mais ganhando espaço na educação, no mercado de trabalho e no nosso dia a dia” comentou Laura Laganá. “O que antes era apenas um conceito de ficção científica agora se tornou protagonista das transformações tecnológicas, moldando e redefinindo a forma como vivemos, trabalhamos e aprendemos.
Com mediação da professora da Fatec Ipiranga, Ana Claudia Tiessi, a mesa-redonda virtual de abertura abordou o tema principal do evento, com a participação do professor da Fatec Ourinhos, Alex Marino; da líder de dados da NeuralMed, Jéssica Santos; e do advogado e professor Rony Vainzof. Mais de três mil pessoas se acessaram as atividades online, entre diretores, coordenadores e professores das Fatecs, além do público externo.
“A cada semestre procuramos trazer para a SPAP temas que mantenham nossa comunidade acadêmica atualizada, possibilitando que professores preparem os alunos das Fatecs para os desafios apresentados pela sociedade e pelo mercado de trabalho contemporâneos”, explica Rafael Ferreira Alves.
Nesta sexta e sábado (2 e 3), a SPAP continua internamente em cada Fatec. Entre as atividades desenvolvidas presencialmente estão reuniões dos diretores com equipe de coordenadores, professores e servidores, além de palestras, workshops, oficinas e capacitações diversas.