Selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores voltam ao Brasil

Durante duas semanas, alunos das Etecs Martin Luther King, da Capital, e Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, participaram do intercâmbio nos EUA

9 de fevereiro de 2023 9:42 am Etec, Internacional

Jovens participaram de atividades em grupos, oficinas interativas de desenvolvimento de liderança e workshops I Foto: Divulgação

Estudantes de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) retornaram ao Brasil no dia 29 de janeiro, após participarem do Programa Jovens Embaixadores. Nathaly Shige Silva, da Etec Martin Luther King, da Capital, e Augusto Eredia Aiello Gazola, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, localizada em Fernandópolis, estão entre os 50 estudantes selecionados pelo Departamento de Estado norte-americano.

Ao chegarem a Washington D.C., capital dos Estados Unidos, os jovens foram divididos em grupos menores e seguiram para quatro cidades: Pensacola (Florida), Huntsville (Alabama), Kalamazoo (Michigan) e Raleigh (Carolina do Norte).

Durante duas semanas, eles tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio no País, onde participaram de dinâmicas em grupo, sessões de diálogo e de planejamento de projetos, oficinas interativas de desenvolvimento de liderança e workshops. Além disso, os estudantes conheceram e conversaram com jovens norte-americanos que estão no Ensino Médio e desfrutaram de passeios e experiências da cultura local.

De Fernandópolis para Florida

O grupo de Gazola teve como destino a cidade de Pensacola, na Florida. Eles participaram de workshops com temas como planejamento de projetos sociais, oportunidades de estudo nos Estados Unidos, importância de jornais de notícias locais, impacto do Covid nas comunidades negras, e programas sociais do governo norte-americano. “Foi uma experiência inesquecível, abri a minha mente para testar coisas novas, além de descobrir uma cultura completamente diferente.”

O jovem diz que fez amigos que pretende levar para a vida e fala sobre os aprendizados que deseja aplicar no futuro. “Cresci muito psicologicamente durante essas duas semanas de intercâmbio.” Para ele, os principais destaques do programa são a organização, a variedade de atividades e o incentivo enorme para que os participantes desenvolvam projetos sociais que promovam mudanças nas comunidades onde vivem. “Pretendo usar os conhecimentos sobre planejamentos de projetos para desenvolver e aplicar em meu próprio projeto social.”

Jovem Empreendedora

Já o grupo de Nathaly teve como destino a cidade de Kalamazoo, no Estado de Michigan. Em sua primeira viagem internacional, a jovem relata que a experiência mudou completamente a perspectiva dela sobre empreendedorismo e liderança.

“Aprendi a estar sempre com a mente aberta para novas possibilidades, culturas e opiniões. Pretendo aplicar cada conhecimento em todas as esferas da minha vida: no trabalho, faculdade, voluntariado ou no cotidiano.”

Segundo ela, o programa proporciona também uma formação de liderança consciente. “Os workshops abordavam temas como estruturação de projetos, comunicação, mídias, autoconhecimento, entre outros.”

Sobre o programa

O Jovens Embaixadores é promovido pelo Departamento do Estado dos Estados Unidos (EUA), com coordenação da Embaixada e Consulados Norte-Americanos no Brasil. Criado em 2002, o programa é voltado para jovens com idade entre 15 e 18 anos com foco em estudantes do Ensino Médio da rede pública. A seleção é feita por meio de prova escrita e oral em inglês, além da análise de currículo. Para serem aprovados, os jovens têm que comprovar participação em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo/impacto social.

No dia 25 de janeiro, os estudantes retornaram para Washington D.C. para o encerramento do programa I Foto: Embaixada EUA/ Brasil

Compartilhe


Veja também