Filtro de Daltonismo

Revistas divulgam e valorizam a pesquisa acadêmica nas Fatecs

Publicações fortalecem a produção de conhecimento, ampliam a visibilidade de projetos dos professores e contribuem com o aprendizado e crescimento profissional dos alunos

8 de dezembro de 2025 8:37 am Fatec, Projetos, Publicações

Revista ‘Processando o Saber’, da Fatec Praia Grande, teve artigo citado em publicação da ‘Universidade de Cambridge’ l Foto: Divulgação

As revistas acadêmicas mantidas por unidades do Centro Paula Souza (CPS) funcionam como instrumentos de divulgação de pesquisas teóricas e práticas desenvolvidas por alunos e professores. Ao publicarem artigos, os autores contribuem para o avanço do conhecimento em diferentes áreas e ampliam a visibilidade de projetos e estudos realizados nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs).

Na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Praia Grande, a revista Processando o Saber está em circulação desde 2003 e passou por diversas fases até sua consolidação. Inicialmente divulgada  em formato impresso, tornou-se exclusivamente online em 2019, acompanhando a tendência de outras publicações do gênero.

O editor da revista, Fábio Pessoa de Sá, destaca que uma publicação do gênero cumpre um papel essencial: divulgar processos, técnicas e descobertas feitas por alunos e professores. Isso abre espaço para que outras pessoas consultem, aprofundem e aperfeiçoem aquele conhecimento.

Além disso, salienta, a publicação é um incentivo para que professores mantenham suas linhas de pesquisa ativas mesmo após a conclusão de um mestrado ou doutorado. “Ter uma revista disponível fortalece esse hábito e ajuda o docente a trazer atualizações relevantes para a sala de aula”, acrescenta.

Repercussão internacional

Em 2020, a Processando o Saber migrou para a plataforma OJS (Open Journal Systems), que organiza o fluxo editorial completo, desde a submissão até a indexação dos textos. “A digitalização e a adoção de boas práticas editoriais deram maior visibilidade à revista. A indexação em plataformas como o Google Acadêmico, por exemplo, tornou possível mensurar o alcance das publicações por meio de citações”, explica Sá.

Um exemplo é o artigo O uso incorreto do inseticida fipronil e sua influência na morte das abelhas no sul do Brasil, de autoria da professora Janara de Camargo Matos e dos alunos Priscila Aparecida Della Torre e Renan do Carmo Marinho Silva. Após ser publicado online e ser indexado internacionalmente, foi citado na Cambridge University Press, revista científica da Universidade de Cambridge.

A professora Simone dos Santos Pereira teve o artigo Coleta de óleo e sustentabilidade nas hamburguerias de Praia Grande: uma alternativa para a redução de impactos ambientais publicado na última edição da revista, em conjunto com os alunos Matheus de Andrade Leitão e Diego Andrade Geres. Para ela, a existência de publicações acadêmicas nas Fatecs amplia as possibilidades formativas e profissionais dos estudantes. “Além de contribuir com a visibilidade de um estudo, ajuda o aluno em processos seletivos de pós-graduação e no mercado de trabalho”, exemplifica.

Avaliação ‘double-blind’

Na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Taquaritinga, a revista acadêmica Interface Tecnológica está em atividade há duas décadas. “É relevante termos um periódico, uma vez que dissemina conhecimentos e proporciona visibilidade à faculdade, bem como aos professores e alunos”, afirma Elaine Therezinha Assirati, editora da publicação. 

A revista adota o modelo de avaliação double-blind, no qual autores e pareceristas não têm acesso à identidade uns dos outros. “Procuramos publicar os melhores artigos, temos muito cuidado com plágio e seguimos regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)”, explica. 

Mídias digitais

Criada em 2023, na  Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba, a revista Mídia & Design surgiu para divulgar pesquisas aplicadas em design da informação e mídias digitais. Divulgada por meio da Ojs-seer (plataforma de código aberto utilizada para gerenciar e publicar revistas eletrônicas) com periodicidade anual, já conta com dois volumes lançados. 

O editor, Tarcísio Peres, ressalta que a publicação atende uma demanda por mais divulgação de estudos sobre o segmento, ainda escassos no país. “Além de ampliar o número de periódicos dedicados ao tema, qualifica os currículos dos alunos com publicações indexadas, fortalece a carreira dos professores e integra a política de pesquisa do CPS”, explica.

A Mídia & Design já está indexada em diretórios como Google Scholar, Latindex, Road e Diadorim, e conta com Digital Object Identifier (DOI), um código único atribuído a objetos digitais, como artigos científicos, para identificá-los permanentemente e de forma única na internet.

Segundo Peres, os alunos também utilizam os artigos como portfólio para estágio e pós-graduação. “Nos dois primeiros volumes, o foco foi interno. Agora entramos em fase de expansão, convidando autores de outras Fatecs, Etecs e instituições externas a participarem do próximo número”, salienta.

Lançamento em Itapira

Lançada recentemente, a nova edição da revista Prospectus, da Fatec Itapira – Ogari de Castro Pacheco, reúne 18 trabalhos que abordam gestão, tecnologia, inovação e estudos aplicados em diferentes áreas do conhecimento. A publicação também adota padrões técnicos como o uso de DOI, indexação em diretórios acadêmicos e editoração estruturada conforme as normas da ABNT.

Entre os destaques estão artigos sobre manifestações patológicas em edificações, a relevância da inteligência emocional no ambiente corporativo, a ética organizacional e a análise de processos motivacionais em empresas brasileiras. Além disso, trabalhos com foco social, como a análise de discursos de trabalhadoras do setor empresarial em Itapira e a influência do clima organizacional nas decisões de saída voluntária também estão nesta edição.

A Prospectus se destaca, ainda, pela integração. Além de trabalhos de professores e alunos da própria instituição, traz artigos elaborados por acadêmicos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, do SENAI Armando de Arruda Pereira e das Fatecs Baixada Santista – Rubens Lara e Mogi Mirim – Arthur de Azevedo.

Vestibular das Fatecs

A inscrição para o Vestibular das Fatecs pode ser feita até as 15 horas de 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa é de R$ 47. O requisito para concorrer a uma vaga de Ensino Superior gratuito das Fatecs é ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Entre as novidades para o primeiro semestre de 2026, estão a criação de novos cursos de bacharelado e engenharia. A relação completa de cursos, vagas e unidades está disponível no site do Vestibular. Outras informações podem ser consultadas no Manual do Candidato.

Serviço

Revista Processando o Saber – acesse o site
Revista Interface Tecnológica – acesse o site
Revista Mídia & Design  – acesse o site.
Revista Prospectus – acesse o site.

Compartilhe


Veja também