Radiologia pode ser aplicada na indústria e agricultura

A primeira turma de tecnólogos em Radiologia se forma no final do ano na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Botucatu. O curso superior é oferecido em parceria entre o Centro Paula Souza e a Universidade Estadual Paulista Julio […]

24 de agosto de 2011 10:18 am Fatec

A primeira turma de tecnólogos em Radiologia se forma no final do ano na Faculdade de Tecnologia (Fatec) Botucatu. O curso superior é oferecido em parceria entre o Centro Paula Souza e a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp), por meio da Faculdade de Medicina de Botucatu.

Mas apesar de o curso da Fatec se voltar mais para a medicina humana, alunos do curso estão se direcionando para outras áreas de aplicação da tecnologia. Além da radiologia veterinária e odontológica, diversas empresas do setor industrial procuram os estudante para trabalhar no controle de qualidade. No setor eletrônico, por exemplo, os tecnólogos aplicam o diagnóstico por imagem para verificar se as peças têm algum defeito de fabricação não aparente.

André Liao, um dos alunos da primeira turma, pensa ainda em outro caminho. Ele tem proposta para fazer estágio e, mais tarde, mestrado pela Unesp, na área de irradiação de alimentos. Trata-se de um processo de esterilização e conservação de vegetais, por meio da exposição, por exemplo, a raios gama. “A batata estraga em duas ou três semanas. Com a irradiação podemos aumentar a vida útil do tubérculo e evitar desperdícios. É um procedimento seguro e mais eficiente que pesticidas, muito utilizado em alimentos para exportação, para assegurar a conservação durante o transporte em longas distâncias”, explica.

Arranjo produtivo – De acordo com os responsáveis pelo curso, os formandos serão importantes para o arranjo produtivo da cidade, um polo regional na área de saúde. “De cinco anos para cá, observamos uma evolução tecnológica muito grande no setor de diagnóstico por imagem. À medida que os exames se tornam mais eficientes e menos invasivos para os pacientes, os equipamentos ficam mais complexos”, explica a coordenadora do curso, Vivian Gambarato. “O tecnólogo em Radiologia tem de acompanhar as novidades tecnológicas, conhecer as rotinas hospitalares e fazer o ‘meio de campo’ entre a equipe médica e os técnicos que operam os equipamentos”.

O curso de Tecnologia em Radiologia foi um dos destaques da edição número 23 da Revista do Centro Paula SouzaLeia aqui a versão digital da publicação.