Obra reúne relatos, imagens e atividades desenvolvidas em unidades do Centro Paula Souza durante evento anual que celebra legado do patrono da educação brasileira
Além de e-book sobre atividades realizadas em Etecs, projeto inclui banners de divulgação e guia para educadores | Foto: Reprodução
Imagine abrir um livro e encontrar a energia contagiante de jovens discutindo cidadania, engajamento social, criatividade e pensamento crítico. Essa é a proposta do e-book Pegadas Freirianas nas Etecs da Capital de São Paulo: Experiências das Semanas Paulo Freire, resultado de um projeto do Instituto Paulo Freire, com apoio do Centro Paula Souza (CPS) e da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A obra documenta vivências e reflexões promovidas em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da Capital durante o evento anual em homenagem ao patrono da educação brasileira. O projeto será apresentado oficialmente em uma cerimônia online, na sexta-feira (15), às 16h30, no canal do Instituto Paulo Freire no YouTube. A live reunirá educadores, estudantes e especialistas para debater o legado de Paulo Freire e como as Etecs estão colocando suas ideias em prática.
Escrita em linguagem dinâmica e acessível, a publicação é dividida em cinco capítulos, que abordam desde a trajetória do educador, até as diversas atividades desenvolvidas por estudantes e professores de Etecs, entre 2024 e 2025. O conteúdo mostra como a Semana Paulo Freire aborda ideais como autonomia, diálogo e esperança ativa no cotidiano escolar. Além do e-book, o projeto inclui banners educativos e o Guia da Professora e do Professor, com sugestões de atividades pedagógicas para futuras edições do evento.
Legado e inspiração
Prevista na Lei Estadual 10.098/1998, a Semana Paulo Freire ocorre todos os anos nas Etecs, durante o mês de maio, com o objetivo de celebrar a vida e a obra do educador pernambucano. A proposta enfatiza a relevância de obras voltadas à valorização da cultura e da experiência do educando. Os eventos contam com palestras, oficinas, feiras, exposições, apresentações artísticas, saraus, gincanas, concursos, visitas técnicas e outras ações que celebram o pensamento freireano e sua proposta transformadora de educação.
Assista aqui a live de apresentação do projeto: