Filtro de Daltonismo

Prova do Vestibulinho das Etecs acontece neste domingo em todo o Estado

Exame do processo seletivo deve ser realizado por mais de 266 mil candidatos, às 8 horas; avaliação terá duração de três horas

18 de dezembro de 2022 6:55 am Vestibulinho

Portões das escolas serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, impreterivelmente | Foto: Gastão Guedes

Chegou a hora de prestar o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Os mais de 226 mil candidatos que se inscreveram para estudar no primeiro semestre de 2023 em uma unidade do Centro Paula Souza (CPS), devem fazer a prova neste domingo (18), às 8 horas. É preciso se atentar às orientações do CPS e da Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelo processo seletivo, a fim de evitar imprevistos.

A primeira dica é consultar com antecedência o local onde fará o exame. A informação está disponível no site www.vestibulinhoetec.com.br e na unidade em que o candidato pretende estudar.

Os portões das escolas serão abertos às 7 horas e fechados às 8 horas, impreterivelmente. O ideal é que o candidato chegue ao local com uma hora de antecedência. Assim terá tempo suficiente para localizar sua sala. A duração do exame é de três horas.

Sobre os materiais necessários para fazer o exame, é preciso levar uma caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis preto nº 2, borracha e régua. Também é imprescindível apresentar um documento de identidade original com foto, em boas condições de visibilidade para conferência dos dados. O documento pode ser:

  • Documento de identidade expedido pelas Secretarias de Segurança Pública (RG ou RG digital), pelas Forças Armadas ou pela Polícia Militar;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM – CIE/RNM/RNE) dentro da validade;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH ou CNH digital);
  • Documento expedido por Ordens ou Conselhos Profissionais que, dentro da validade, por lei federal, valem como documento de identidade em todo o país. Por exemplo: OAB, COREN e CREA;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Passaporte brasileiro dentro da validade.

O uso de máscara será recomendado nas cidades em que não vigore lei de uso obrigatório.

Outras orientações estão disponíveis no Manual do Candidato. O não cumprimento das normas que regem o Vestibulinho das Etecs implica em sanções legais e desclassificação.

Provas

Os exames para o primeiro módulo de cursos técnicos (presencial, semipresencial e on-line), e primeiras séries do ensino médio integrado ao técnico, articulação da formação profissional média e superior (AMS) ou Ensino Médio com ênfase, são formados por 40 questões-teste, cada uma delas com cinco alternativas, das quais apenas uma resposta é a correta. São observados conhecimentos baseados nas competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e de Ciências da Natureza. Valores e ações que contribuem para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e voltada para a preservação da natureza também são avaliados. Cada questão vale um ponto.

Para concorrer ao cadastro de reserva para vagas remanescentes, que dá acesso direto ao segundo módulo, é preciso responder à prova composta por 26 questões-teste, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências profissionais do primeiro módulo da habilitação escolhida. Cada questão vale um ponto. O candidato será considerado classificado no cadastro de reserva alcançando resultado igual ou superior a 14 questões corretas.

A classificação na avaliação de competências para essa modalidade terá validade de seis meses, sendo que os candidatos classificados e não atendidos poderão, na existência de novas vagas, ser convocados pelas Etecs no semestre seguinte.

A prova para concorrer a uma vaga de especialização técnica tem 26 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas relacionadas às competências específicas de aprendizagem na habilitação técnica da formação do candidato. A exceção é para os candidatos ao curso de Gestão de Projetos – Online, que serão avaliados com um teste de 13 questões relacionadas às competências de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação e Trabalho, e outras 13 questões relacionadas às competências de Matemática do Ensino Médio. A nota final de classificação no exame para o curso de Especialização será obtida pelo total de questões acertadas. Cada questão vale um ponto.

Os candidatos têm acesso às provas e gabaritos dos anos anteriores, clicando aqui. Mais informações podem ser conferidas nas Portarias do Vestibulinho e no Manual do Candidato. O cronograma completo do processo seletivo está disponível na internet.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.

Compartilhe


Veja também