Filtro de Daltonismo

Projetos de Etecs são premiados na sexta edição da Fenadante

Competição reconheceu trabalhos de estudantes das unidades localizadas em Lorena, Monte Mor e Ribeirão Pires; cerimônia de premiação ocorreu no último sábado, na Capital

30 de setembro de 2024 12:00 pm Premiação

Desenvolvido por estudantes da Etec de Ribeirão Pires, projeto RecolheAI conquistou primeiro lugar em Ciências Biológicas l Foto: Divulgação

A criatividade dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) foi reconhecida na sexta edição da Feira de Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri (Fenadante), cuja cerimônia de premiação ocorreu no último sábado (28), na Capital. O evento reuniu 134 pesquisas de pré-iniciação científica desenvolvidas por alunos do nono ano do Fundamental à terceira série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Brasil e do exterior.

Desenvolvido pelos estudantes Evellyn Furtado, Vitor Lopes e Arthur Almeida, da Etec Profª Maria Cristina Medeiros, de Ribeirão Pires, o projeto RecolheAI – lixeira inteligente utilizando automação, IoT e visão computacional, conquistou primeiro lugar na categoria Ciências Biológicas.

Outro projeto da mesma unidade, o Jumpai – jogo interativo para crianças com mobilidade reduzida, das alunas Giovana Souza, Ana Ribeiro e Thifany Conceição, ficou com a segunda colocação na categoria Transformação Digital. Orientados por Cintia Pinho e Anderson Vanin, ambos ganharam credenciamento para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit).

Já o projeto Lavoisier – composteira doméstica otimizada para degradação de resíduos de PLA gerados na impressão 3D, desenvolvido por Miguel Gonzaga, Rafael Yamanaka e Sofia de Abreu, da Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, de Lorena, ganhou credenciamento para a Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap). Os estudantes foram orientados por Fábio de Jesus e João Lourenço.

Dois projetos da Etec de Monte Mor receberam o prêmio Destaque FTD Educação: Aqua Coqui: explorando as propriedades do carvão ativado proveniente do coquinho azedo (Butia Capitata) em sistemas de filtragem – parte 2, das alunas Bruna dos Santos, Clara Barbosa e Isabella Turim, orientadas por Roney Caum; e Ligluz – lâmpadas LED sustentáveis, das estudantes Maria Guimarães e Mirela Postigo, sob orientação de Fabrício Azevedo e Fabiano Zuin.

A mostra presencial, realizada entre terça e quinta-feira da semana passada (24 e 26), ainda contou com a participação da Etec Dep. Salim Sedeh, localizada em Leme, com o projeto Cuidando da terra e do prato: identificando microplástico em alimentos consumidos diariamente, das alunas Anna Ficher, Lorena Rauter e Mirella Wiltler, que foram orientadas pela professora Thais Priolli.

Compartilhe


Veja também