Filtro de Daltonismo

Aquaponia une educação ambiental e impacto social na Etec Paulistano

Iniciativa alia produção sustentável de peixes e plantas ao aprendizado prático de estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Meio Ambiente da unidade

5 de junho de 2025 8:00 am Etec, Projetos

Estudantes aplicam conceito de aquaponia em protótipos criados com materiais recicláveis | Foto: Divulgação

Alunos do Ensino Médio integrado ao Técnico em Meio Ambiente, da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulistano, localizada na zona norte da Capital, desenvolvem o projeto Aquaponia Social, que combina a produção de peixes e plantas em um sistema sustentável. Realizada na disciplina de análise limnológica, a iniciativa envolve construção e manutenção de sistemas de aquaponia com materiais recicláveis, para reforçar aprendizado prático e geração de impacto socioambiental, com baixa intervenção tecnológica.

A aquaponia é uma técnica que integra a criação de peixes ao cultivo de vegetais em um ciclo sustentável. Os resíduos gerados pelos peixes fornecem nutrientes para as plantas, enquanto os vegetais ajudam a purificar a água do sistema.

No projeto, os estudantes planejam, montam e monitoram os sistemas utilizando materiais recicláveis, como vidros reaproveitados. As espécies cultivadas incluem plantas ornamentais, como bambu japonês e jiboia, e alimentícias, como batata-doce e agrião. Já os peixes criados são espécies adaptadas ao ambiente, como tetras e barrigudinhos, nativos da fauna local.

Impacto social

Além dos benefícios ambientais, a iniciativa tem forte impacto social. Durante eventos como a Escola Aberta, o projeto é apresentado à comunidade, promovendo inclusão social e demonstrando como práticas sustentáveis podem ser aplicadas de forma acessível. “Os alunos atuam como multiplicadores do conhecimento, disseminando soluções voltadas à segurança alimentar e à conservação ambiental”, avalia a professora responsável pelo projeto, Rejane Nadai.

A atividade começou a ser aplicada no ano passado e a expectativa é de que, a cada nova turma, os alunos assumam a manutenção dos sistemas existentes e construam novos aquários. Ao final do curso, quem quiser, também poderá levar o material para casa, para manter dar continuidade à técnica.

“Nosso objetivo é integrar teoria e prática, incentivando os estudantes a desenvolverem pensamento crítico e soluções inovadoras para questões ambientais. A aquaponia é uma ferramenta eficiente para demonstrar como a sustentabilidade pode ser aplicada no dia a dia”, afirma Rejane.

Confira fotos do projeto:

Compartilhe


Veja também