Projeto foi apresentado durante o ‘Nasa International Space Apps Challenge’, maior hackathon mundial de inovação promovido pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa)
Os alunos Israel e Sofia da Fatec Zona Leste participaram do desafio “Meteor Madness” | Foto: Divulgação
Dois estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Zona Leste desenvolveram uma solução inovadora para modelar cenários de impacto de asteroides, prever consequências e avaliar a estratégias de mitigação. O projeto foi apresentado durante o Nasa International Space Apps Challenge, maior hackathon mundial de inovação promovido pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), realizado nos dias 4 e 5 de outubro.
Os alunos Israel de Souza Lima e Sofia Floriano Amorim participaram do desafio “Meteor Madness”, no qual desenvolveram o projeto Modelagem de Impacto de Asteroides. A proposta foi transformar dados complexos em uma solução intuitiva para simular impactos de asteroides e estratégias de mitigação.
Cada integrante da dupla desempenhou um papel estratégico no desenvolvimento do projeto. Israel foi responsável pela obtenção, limpeza e curadoria dos dados brutos da Nasa, além de construir a inteligência da ferramenta, realizando todos os cálculos complexos de energia e simulação de impacto. Sofia, por sua vez, foi responsável pela criação da interface interativa, transformando os dados e resultados em uma visualização interativa e intuitiva.
“Participar deste hackathon foi importante principalmente por nos permitir enfrentar novos desafios e nos proporcionar novas chances de crescimento. Fomos desafiados a realizar tarefas complexas no desenvolvimento dessa plataforma. Foi uma experiência fascinante e única para todos nós”, destacou Israel de Souza Lima, integrante do grupo e aluno do curso de Desenvolvimento de Software Multiplataforma.
O projeto desenvolvido pelos alunos da Fatec Zona Leste foi submetido à avaliação da banca orientadora. Após a conclusão desta primeira etapa, especialistas da Nasa, parceiros de agências espaciais e líderes do setor avaliarão os projetos apresentados. O anúncio oficial dos projetos indicados para a avaliação global ocorrerá em 5 de novembro. Já o anúncio dos vencedores globais ocorrerá em 18 de dezembro.
Na edição deste ano, o evento reuniu participantes chamados de “global problem solvers”, ou seja, resolvedores globais de problemas, que utilizaram dados abertos da Nasa para criar soluções com impacto real em questões ambientais e espaciais. Ao todo, foram 18 desafios globais propostos pela agência.
Vestibular
As inscrições para o processo seletivo das Fatecs podem ser feitas até as 15 horas de 7 de novembro, pelo site vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 47. Para o primeiro semestre de 2026, as Fatecs oferecem um total de 20.375 vagas, sendo 7.870 destinadas aos candidatos do Provão Paulista.
O requisito para concorrer a uma vaga é ter concluído ou estar cursando o terceiro ano do Ensino Médio ou equivalente. Quem não atender a esse quesito pode participar como treineiro.