Projeto da Etec Monte Mor propõe ampliar a inclusão digital das pessoas com deficiência visual

As dificuldades encontradas pelos deficientes visuais para serem, de fato, incluídos digitalmente motivaram um grupo de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Monte Mor a criar uma ferramenta que permite melhorar essa situação. O […]

5 de abril de 2016 3:07 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Beatriz Costa Rosa e Jéssica Maria Barbosa apresentam o VisualFacebook na 14ª Febrace

As dificuldades encontradas pelos deficientes visuais para serem, de fato, incluídos digitalmente motivaram um grupo de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) de Monte Mor a criar uma ferramenta que permite melhorar essa situação. O VisualFace é um sistema web que tem como objetivo ampliar a interação social desse público com os demais usuários por meio das redes sociais. Trata-se de uma subplataforma do Facebook. Por meio dela será possível, quando o projeto estiver completo, adicionar status, fotos, arquivos, conhecer e comentar posts, entre outros.

Com mais de 1,4 bilhão de usuários no mundo, o Facebook já disponibiliza ferramentas de acessibilidade mas, segundo as autoras do projeto – Amábile Ustulin Martignago, Beatriz Costa Rosa e Jéssica Maria Barbosa –, ainda de forma insuficiente para atender as necessidades dos deficientes visuais. Segundo dados do censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil existem 582 mil cegos e 6 milhões de pessoas com baixa visão.

Continuidade

Vencedor do Prêmio Contribuição em Tecnologia Assistida CTI Renato Archer, da 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em março, o VisualFace depende, agora, de as autoras conseguirem dar continuidade ao trabalho, mesmo seguindo caminhos diferentes após a conclusão do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio de Informática, no ano passado. “Não vai ser fácil, mas queremos continuar, não vamos abandonar o projeto”, diz Jéssica, acrescentando que ainda falta uma etapa importante, que é trazer para o VisualFace o feed de notícias do Facebook, o que ainda depende da autorização da rede social.

Elas contam com a ajuda da professora de Informática para cegos Valéria Vieira, também deficiente, e do orientador Fabiano Zuin Antonio. Uma das propostas em estudo é encontrar um grupo de estudantes dentro da própria Etec que tenha interesse em dar prosseguimento ao trabalho, tendo as ex-alunas como mentoras. “É uma iniciativa que envolve inclusão, questões sociais importantes. Será preciso encontrar estudantes que estejam motivados por esse mesmo propósito”, conclui.

Compartilhe


Veja também