Projeto da Etec de Ilha Solteira é destaque nacional em iniciação científica

Desenvolvida em parceria com a Unesp, pesquisa sobre monitoramento de barragens concorre a Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

13 de março de 2024 11:35 am Etec, Projetos

Julia Belini é autora do estudo Inventário, Manutenção e Operacionalização de Sistemas de Medição de Ondas e Ventos | Foto: Divulgação

O trabalho Inventário, Manutenção e Operacionalização de Sistemas de Medição de Ondas e Ventos concorre ao Prêmio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic EM), que incentiva a participação de jovens estudantes na pesquisa científica.

Desenvolvido pela Escola Técnica Estadual (Etec) de Ilha Solteira, em parceria com o Laboratório de Hidrologia e Hidrometria (LH2), da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp-FEIS), o trabalho foi selecionado para representar a Unesp na disputa nacional.

“O projeto me rendeu um crescimento pessoal muito grande, com muito aprendizado e experiências incríveis. Confesso que nem caiu a ficha ainda!”, diz a ex-aluna da Etec, Julia Silva Belini, que atualmente é estudante de Engenharia Elétrica na Unesp. Ela foi indicada para a cerimônia de entrega do prêmio, que será realizada em julho, durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Belém, no Pará.

Como tudo começou

Elaborado entre os anos de 2021 e 2022, o projeto original foi realizado como trabalho de conclusão de curso (TCC) dos estudantes Bruna Mendes, Leandro Lima, Gineton Cruz e Frederico Oliveira, do curso técnico em Eletrotécnica, da Etec de Ilha Solteira. Sob orientação do professor Evandro Fernandes da Cunha, o grupo construiu um Ondógrafo Direcional e um Submarino do tipo ROV. Os equipamentos de baixo custo e alta performance para monitoramento de estruturas e reservatórios de barragens ficaram entre os dez melhores projetos da Feira Tecnológica Paula Souza (Feteps).

“A conquista abriu caminho para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para gestão de recursos hídricos. A experiência dos alunos da Etec de Ilha Solteira serve de base para formação de futuros profissionais de engenharia”, afirma o professor nos cursos de Eletrotécnica e Mecatrônica da Etec de Ilha Solteira, Dr. Evandro Fernandes da Cunha.

Em 2023, enquanto cursava o Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica e o Técnico em Eletrônica na Etec, Júlia deu sequência ao projeto ao lado de Pedro Henrique de Souza Menoni e Yan Inácio Vanin. Eles aperfeiçoaram o Ondógrafo Direcional com instrumentos e recursos que o permitiram aprimorar o equipamento e cumprir os objetivos do projeto. Esse trabalho, feito por meio de iniciação científica, teve a orientação do professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unesp de Ilha Solteira, Geraldo de Freitas Maciel, com financiamento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O documento resultante deste trabalho foi inscrito no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, categoria Pibic Ensino Médio, em Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.

“A importância central deste prêmio é gerar representatividade para pesquisadores do Ensino Médio, além de oferecer ferramentas e deixar claro as possibilidades de conquistas que os alunos podem ter com dedicação”, diz o professor.

Compartilhe


Veja também