A Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, em Santo André, ficou em primeiro lugar no Programa Benchmarking Junior com o projeto “Antibiótico natural com óleo extraído da grama”. A iniciativa do programa é apresentar […]
A Escola Técnica Estadual (Etec) Júlio de Mesquita, em Santo André, ficou em primeiro lugar no Programa Benchmarking Junior com o projeto “Antibiótico natural com óleo extraído da grama”. A iniciativa do programa é apresentar os melhores trabalhos de inovação e sustentabilidade de alunos de cursos técnicos de São Paulo. A Etec Trajano de Camargo, em Limeira, conquistou segunda, terceira e quinta colocações. Em segundo lugar, ficou a pesquisa “Bioetanol da cana catalisado com cobre do resíduo galvânico”. O trabalho “Biocosméticos com óleo recuperado” foi classificado em terceiro. Em quinto lugar, ficou o projeto “Eficiência de floculantes no tratamento de água”.
Desenvolvido pelo aluno João Miguel Alves Nunes e pelo professor Genoilson de Brito Alves, o antibiótico combate a maioria das infecções por bactérias estafilococos. “Pelos nossos experimentos, o antibiótico feito a partir da grama pode agir contra endocardite e infecções de pele”, explica Alves, que acrescenta outra utilidade para a descoberta: “A ideia é usar o óleo também para higienização”.
Confira a lista dos premiados:
1º – “Antibiótico natural com óleo extraído da grama”, Etec Júlio de Mesquita
2º – “Bioetanol da cana catalisado com cobre do resíduo galvânico”, Etec Trajano de Camargo
3º – “Biocosméticos com óleo recuperado”, Etec Trajano de Camargo
4º – “Sistema elétrico acoplável para cadeira de rodas”, IFSP Campus Araraquara
5º – “Eficiência de floculantes no tratamento de água”, Etec Trajano de Camargo