Filtro de Daltonismo

Projeto da Etec Bento Quirino incentiva cultura maker para o agronegócio

Iniciativa busca desenvolver competências, habilidades e atitudes dos estudantes para o mundo do trabalho, por meio de soluções inovadoras e criativas para o agro

25 de setembro de 2024 9:16 am Etec, Institucional, Projetos

Propostas dos estudantes serão apresentadas na 15ª edição da Bentotec, nos dias 24 e 25 de outubro | Foto: Divulgação

Com o intuito de buscar soluções criativas para o agronegócio, a Escola Técnica Estadual (Etec) Bento Quirino, de Campinas, criou o projeto Inovarte, que utiliza a metodologia de design thinking para desenvolver competências, habilidades e atitudes dos alunos para o mundo do trabalho. A iniciativa é fruto de uma parceria com a organização não governamental (ONG) Colmeia Social e com a empresa GDM, que produz material genético para o cultivo de soja, milho e outras culturas.

O projeto foi desenvolvido durante oito encontros, por meio das seguintes etapas: despertar da inovação, compreensão das realidades, laboratório de ideias, criação de protótipo, construção, mão na massa, comunicação e marketing. As soluções elaboradas pelos estudantes serão apresentadas na 15ª edição da Feira de Ciências e Tecnologia da Etec Bento Quirino (Bentotec), programada para os dias 24 e 25 de outubro.

Para o coordenador dos cursos de Administração e Logística, Paulo Hernandes, a cultura maker tem o potencial de solucionar desafios de maneira inovadora. “Além de inspirar os jovens a ser protagonistas, usamos a metodologia de design thinking para desenvolver soluções criativas, com autonomia, e conectando as diferentes disciplinas do curso”, explica.

Os alunos participaram ainda de palestras sobre a realidade do agronegócio brasileiro, melhoramento genético e produtividade e oportunidades de carreiras, além de talkshows com especialistas em administração, recursos humanos, logística, gestão comercial, comunicação, marketing, tecnologias e ciências. Também foram realizadas oficinas de fotografia e de documentário para que os alunos possam registrar o processo de criação.

A ação envolveu todos os cursos da unidade: Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Logística e Mecânica. Foram criadas equipes multidisciplinares para resolução dos problemas propostos, antecipando o que os jovens encontrarão no mercado de trabalho.

Compartilhe


Veja também