Projeto Choque Educultural ajuda a transformar a Etec de Artes

Iniciativa leva cor e obras de arte para os muros da unidade, que está instalada em um dos prédios do antigo complexo penitenciário do Carandiru; no sábado, escola recebe mais uma etapa do projeto

7 de dezembro de 2018 9:10 am Etec

Uma das obras interativas criadas na Escola Técnica por meio do projeto Choque Educultural | Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) de Artes, localizada na zona norte da Capital, está em transformação. O prédio passa por uma renovação por meio do projeto Choque Educultural – Escola Criativa, do Instituto Choque Cultural. A iniciativa convida artistas a transformarem o ambiente de escolas públicas da cidade de  São Paulo. A ação termina neste sábado, 8 de dezembro, com um mutirão artístico no local.

Desde o último fim de semana, os muros da unidade, implantada há dez anos no local do antigo complexo penitenciário do Carandiru, estão se transformando em telas para desenhos variados. Artistas urbanos renomados, como Tec e Presto, conhecidos por trabalhos em grafitti, e Celso Gitahy, especialista em stencil, já deixaram suas obras por lá. No sábado, a partir das 9 horas, serão realizados show musical, espetáculo de dança, oficinas e a apresentação dos trabalhos pelos artistas.

O objetivo da ação é promover uma mudança no ambiente escolar, incentivando professores e estudantes a se inspirarem e inovarem. “O projeto veio ao encontro de uma demanda dos próprios alunos, que expressaram o desejo de que a escola refletisse todo o conhecimento que é compartilhado durante as aulas. A ideia é que o prédio permita que todos vejam e respirem arte ”, afirma o diretor da Etec, Claudio Aparecido Sant’Ana.

Processo de criação

A ação do Instituto Choque Cultural começou há seis meses, com a promoção de rodas de conversa entre alunos, professores e artistas que participam do projeto. Por meio desse diálogo veio a inspiração para a criação de intervenções que ligassem o prédio à comunidade por meio da arte.

A história do parque onde hoje está instalada a Etec também foi referência para os artistas. Um exemplo é a obra de Tec, que ilustrou 111 pássaros em um dos muros, em referência aos detentos mortos no Massacre do Carandiru, em 1992. Para ligar os alunos ao espaço da unidade foram instaladas letras gigantes ao longo dos andares da Etec, que podem ser modificadas de forma a criar novas palavras e poemas. “Conseguimos não só transformar o espaço com a arte urbana, mas também usar a arte em prol da educação”, conclui o diretor.

Para conferir os resultados da ação, acompanhe das páginas do Instagram da Etec de Artes e do Instituto Choque Cultural.

Compartilhe


Veja também