Programa de Intercâmbio leva primeiros alunos das Etecs e Fatecs para estudar nos EUA

Neste sábado, 26, 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam para os Estados Unidos para estudar inglês durante um mês. Eles são os primeiros estudantes contemplados pelo Programa […]

25 de fevereiro de 2011 5:04 pm Etec, Fatec

Neste sábado, 26, 125 alunos das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais embarcam para os Estados Unidos para estudar inglês durante um mês. Eles são os primeiros estudantes contemplados pelo Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza que, ao todo, vai oferecer 600 bolsas – 500 para alunos e 100 para professores de inglês das Etecs e Fatecs.

Com o programa, o Governo do Estado, por meio do Centro Paula Souza, oferece uma oportunidade única para esses jovens, cuja maioria sempre estudou em escola pública e tem renda familiar de até cinco salários mínimos.

Os cursos intensivos acontecerão em quatro cidades cosmopolitas: Chicago, Portland, San Francisco e Seattle. O objetivo é incentivar o aprimoramento da formação acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho utilizando a língua como ferramenta de acesso à informação e comunicação. Para os docentes, o curso tem foco no ensino e oferece uma importante oportunidade de aperfeiçoamento profissional.

Bolsistas viajam com todas as despesas pagas – curso, alimentação, acomodação, passagem aérea, traslado, transporte interno nos EUA e seguro saúde – com exceção dos custos com passaporte e visto, que deverão correr por conta dos participantes. O STB Student Travel Bureau, empresa brasileira do segmento de turismo jovem e educação internacional vencedora da licitação, será responsável pela viagem e estadia dos estudantes e docentes.

Nesta primeira etapa do programa, mais de 8 mil inscritos participaram do processo seletivo realizado em outubro de 2010. Cinquenta professores já viajaram para San Diego em janeiro de 2011. Outros 125 alunos embarcam em abril. A segunda etapa será no 2º semestre de 2011.

O investimento total do Governo do Estado será de R$ 5,8 milhões.

Acompanhe aqui os relatos dos estudantes nos EUA.

Compartilhe


Veja também