Professores do Paula Souza fazem curso de linguagem teatral com a SP Escola de Teatro

Incentivar o uso dos recursos teatrais como ferramenta de ensino e de aperfeiçoamento do professor em sala de aula. Esse é o objetivo da Formação inicial e continuada em metodologias ativas para o trabalho docente com […]

22 de março de 2016 11:00 am Institucional

Crédito: Divulgação | Durante a fase piloto do projeto, alunos e professores da Etec de Osvaldo Cruz participaram de oficinas regionais

Incentivar o uso dos recursos teatrais como ferramenta de ensino e de aperfeiçoamento do professor em sala de aula. Esse é o objetivo da Formação inicial e continuada em metodologias ativas para o trabalho docente com o uso da linguagem teatral e dinâmicas lúdicas, oferecida pelo Centro Paula Souza em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Voltada exclusivamente a professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, a capacitação será oferecida na modalidade semipresencial.

Nesta terça-feira, 22 de março, será lançada no Teatro Sérgio Cardoso, na Capital, a plataforma on-line de aprendizagem para os professores. O evento vai reunir palestrantes como o diretor Rodolfo García Vasquez, a dramaturga Marici Salomão e os atores Maria Fernanda Cândido e Alexandre Borges, entre outros. Pedagogia do teatro e experiências performativas são alguns temas que integram a fase presencial do curso. As aulas no ambiente virtual vão de 4 de abril a 30 de junho.

Mais de 600 docentes de diversos curso técnicos e superiores de tecnologia de todo o Estado se inscreveram para participar da experiência. “Na metodologia ativa, o professor tem a função de agir como mediador e curador do conhecimento, colocando o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem”, explica a responsável pelo Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Paula Souza, Lucília Guerra.

A ideia é que, ao utilizar os recursos do teatro baseados nessa metodologia, os professores estimulem os estudantes a buscar respostas de forma lúdica e atraente. A capacitação visa ainda a melhorar a comunicação e a integração entre docentes e alunos. “A arte ajuda a educar o mundo e ampliar o ponto de vista das pessoas”, reforça Lucília.

Teatro para ensinar 

Todo o material que será utilizado no curso foi produzido pela SP Escola de Teatro. Os professores terão acesso pela internet a podcasts, videoaulas e livros didáticos sobre práticas pedagógicas e conteúdo específico sobre teatro e suas relações com outras linguagens artísticas. Assuntos como poesia e a dramaturgia em sala de aula, poética e tecnologia, dicas de como trabalhar a questão das diferenças e da diversidade, técnicas de corpo e voz estão contemplados pela formação.

“Já utilizávamos bastante o teatro em capacitações com professores de português, afinal essa linguagem tem o poder de atingir o adolescente e deixar a aula mais interessante”, ressalta Vera Vicchiarelli, coordenadora de projetos da instituição. A meta agora é agregar docentes de áreas mais distantes das artes, como a Eletrônica, para que possam encontrar no teatro referências para tornar as atividades acadêmicas mais dinâmicas. 

Curso piloto

Em novembro de 2015, foram realizadas oficinas regionais com a participação de integrantes da SP Escola de Teatro em 16 Etecs de 13 municípios: Assis, Cerquilho, Fernandópolis, Jales, Leme, Lençóis Paulistas, Osvaldo Cruz, Santana de Parnaíba, Santos, São Joaquim da Barra, São Pedro, São Paulo e Taquarituba. Cerca de mil pessoas entre alunos e professores participaram dos encontros que estabeleceram a fase piloto do projeto.
Serviço
Lançamento da plataforma on-line do curso de Metodologias ativas para o trabalho docente com o uso da linguagem teatral e dinâmicas lúdicas

Local: Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 152 – Bela Vista
Horário: 8h30 às 9h (credenciamento)
9h15 às 14h (palestras)

Mesa 1: Pedagogia do teatro
(9h15 às 10h30)
Integrantes: Ingrid Koudela, Joaquim Gama e José Simões de Almeida Junior
Mediação: Luciano Gentile

Mesa 2: Experiência artísticas e performativas
(10h45 às 12h)
Integrantes: Beth Lopes, Maria Thaís e Rodolfo García Vázquez
Mediação: Kenia Dias

Intervalo: 12h às 12h30
Mesa 3: Experiências artísticas e de formação
(12h45 às 14h)
Integrantes: Maria Fernanda Cândido, Marici Salomão e Alexandre Borges
Mediação: Joaquim Gama

Professores do Centro Paula Souza fazem curso de linguagem teatral em parceria com a SP Escola de Teatro

Compartilhe


Veja também