Professores do CPS oferecem estudo e diversão no YouTube

Aproveite a quarentena para conhecer os canais de educadores de Etecs e Fatecs que oferecem material de maneira descontraída e fácil compreensão em áreas como matemática, geografia e língua portuguesa

11 de maio de 2020 9:10 am Etec, Fatec

Professor Fagner Araújo, da Etec de Heliópolis, toca e analisa letras de músicas populares em seu canal | Imagem: Reprodução

Quarentena é tempo, entre outras coisas, de fuçar na internet, procurar uma live interessante, um vídeo novo, descobrir um perfil para seguir no Instagram. Alguns educadores do Centro Paula Souza (CPS) disponibilizam bastante informação na web e podem te ajudar a estudar e se divertir.

Um dos exemplos é o professor de matemática da Escola Técnica Estadual (Etec) Cônego José Bento, de Jacareí, Fábio Aparecido, conhecido por dar aulas criativas de uma disciplina considerada difícil por muita gente. Ele já lançou mão de sudoku (um jogo de lógica), cubo mágico e também construiu foguetes com os alunos para tornar a teoria mais palpável. Na internet, seu canal Explica, professor! tem dezenas de vídeos voltados às provas da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre outras.

Recentemente, o docente lançou uma plataforma de revisão de matemática para alunos do Ensino Médio. Já estão disponíveis aulas e exercícios de 11 temas. Além disso, ele tem feito lives às quartas-feiras, às 20 horas, no YouTube.

Se a sua praia é geografia ou se você tem dificuldades com essa matéria, uma sugestão é acompanhar o canal do professor Thiago Hernandes, que leciona na Etec Pedro D’Arcadia Neto, de Assis, e nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) Assis e Presidente Prudente. No canal do YouTube, o GeoExplica, há informações sobre temas tão diversos quanto moratória, obsolescência programada, apartheid, tsunamis e sementes crioulas. Brincalhão, Hernandes se fantasia, canta e faz piadas para manter a atenção dos estudantes.

Já no canal Prof. Fagner Araújo, que leva o nome de um dos educadores da Etec de Heliópolis, na Capital, é possível não só estudar literatura e gramática, mas também conhecer a origem de ditados e expressões populares (como “deixa de ser besta” ou “são outros 500″). Os alunos podem ainda acompanhar interpretações de letras de músicas como Chão de Giz, de Zé Ramalho, Cajuína, de Caetano Veloso, ou O dia em que a Terra parou, de Raul Seixas. De quebra, o professor toca as canções que analisa, tornando a tarefa muito mais leve.

Compartilhe


Veja também