Docentes do Centro Paula Souza dão dicas de viagem em feriados

Confira cinco recomendações para escolher um destino e curtir dias de folga prolongada; ideia é aproveitar variedade de opções oferecidas no Estado de São Paulo

31 de março de 2023 9:00 am Institucional

Ivan dos Santos, da Etec de Mongaguá, e Katherine Silva, da Fatec São Roque, orientam sobre como planejar a viagem | Foto: Divulgação

Diversidade é a melhor palavra para definir as opções que o Estado de São Paulo oferece a quem deseja colocar o pé na estrada nos feriados prolongados do ano. Para auxiliar as pessoas a se planejar e escolher o destino mais adequado ao perfil de cada viajante, o Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), apresenta uma seleção de dicas elaboradas por professores da área de turismo.

A pesquisa de Percepção do Turismo, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), aponta que 38% dos paulistas pretendem viajar até o final de 2023. Desse total, 60% almejam um período equivalente ou menor a uma semana, sendo 74% com destino a municípios de São Paulo. “Além da ampla variedade de roteiros, o Estado dispõe de excelente infraestrutura de estradas, rede hoteleira e profissionais bem preparados para atender o turista”, explica o coordenador do curso de Turismo Receptivo da Etec Adolpho Berezin, de Mongaguá, Ivan dos Santos.

Entre os diferenciais citados pelo professor, o CPS é referência na formação de profissionais para o setor. Atualmente, mais de 6,3 mil alunos estão matriculados em 17 cursos técnicos e superiores do eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, em unidades espalhadas por 39 municípios, localizados em diferentes regiões do Estado.

A coordenadora do curso de Gestão de Turismo da Fatec São Roque, Katherine Silva, reforça a importância do capital humano na atividade turística. “O turismo é feito por pessoas para pessoas. Nada substitui a experiência física, as vivências e as sensações obtidas nestes momentos especiais. A frustração por um serviço abaixo do esperado causa sérios impactos negativos. Por isso, consultar depoimentos de outros viajantes pode ajudar a evitar contratempos”, afirma.

Os professores destacam os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher um destino, como hospedagem, transporte, passeios e alimentação. Veja abaixo cinco dicas para planejar a viagem:

  1. Defina os objetivos: qual é o motivo da viagem? Descanso, lazer, aventura, arte, cultura, história, romantismo e gastronomia estão entre as principais motivações do viajante. Capital, interior ou litoral? O site da Secretaria de Turismo e Viagens disponibiliza mapas interativos e guias com os atrativos de cada região do Estado.
  2. Orçamento: defina o quanto está disposto a investir. A partir daí, é mais fácil pesquisar opções que se encaixam no bolso. De acordo com a pesquisa da Fundação Seade, a estimativa média de custo declarada por 53% dos entrevistados que pretendem viajar dentro do Estado é de até R$ 200 por dia.
  3. Tempo de viagem: calcule a distância conforme o tempo de folga disponível. Não vale a pena viajar para muito longe e gastar mais tempo na locomoção do que na atração. Porém, se houver um tempo extra, aproveite para conhecer os arredores locais. Para roteiros de dois ou três dias, o recomendado é percorrer distâncias de até 200 quilômetros.
  4. Hospedagem e alimentação: analise a hospedagem de acordo com a estrutura oferecida. Leve em consideração se os valores incluem café da manhã ou pensão completa, com três refeições. É muito importante definir um planejamento com antecedência para aproveitar os melhores preços. Pesquise na internet fotos dos locais feitas por outros viajantes.
  5. Passeios: pesquise valores de entrada em atrações e opções de passeios cobrados à parte, além de outros custos extras, como taxas de preservação ambiental, para não ser pego de surpresa. Como forma de garantir a segurança e aproveitar o máximo da experiência, dê preferência a atividades acompanhadas por um guia de turismo credenciado.

Compartilhe


Veja também