Confira cinco recomendações para escolher um destino e curtir dias de folga prolongada; ideia é aproveitar variedade de opções oferecidas no Estado de São Paulo
Ivan dos Santos, da Etec de Mongaguá, e Katherine Silva, da Fatec São Roque, orientam sobre como planejar a viagem | Foto: Divulgação
Diversidade é a melhor palavra para definir as opções que o Estado de São Paulo oferece a quem deseja colocar o pé na estrada nos feriados prolongados do ano. Para auxiliar as pessoas a se planejar e escolher o destino mais adequado ao perfil de cada viajante, o Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs), apresenta uma seleção de dicas elaboradas por professores da área de turismo.
A pesquisa de Percepção do Turismo, da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), aponta que 38% dos paulistas pretendem viajar até o final de 2023. Desse total, 60% almejam um período equivalente ou menor a uma semana, sendo 74% com destino a municípios de São Paulo. “Além da ampla variedade de roteiros, o Estado dispõe de excelente infraestrutura de estradas, rede hoteleira e profissionais bem preparados para atender o turista”, explica o coordenador do curso de Turismo Receptivo da Etec Adolpho Berezin, de Mongaguá, Ivan dos Santos.
Entre os diferenciais citados pelo professor, o CPS é referência na formação de profissionais para o setor. Atualmente, mais de 6,3 mil alunos estão matriculados em 17 cursos técnicos e superiores do eixo tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, em unidades espalhadas por 39 municípios, localizados em diferentes regiões do Estado.
A coordenadora do curso de Gestão de Turismo da Fatec São Roque, Katherine Silva, reforça a importância do capital humano na atividade turística. “O turismo é feito por pessoas para pessoas. Nada substitui a experiência física, as vivências e as sensações obtidas nestes momentos especiais. A frustração por um serviço abaixo do esperado causa sérios impactos negativos. Por isso, consultar depoimentos de outros viajantes pode ajudar a evitar contratempos”, afirma.
Os professores destacam os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher um destino, como hospedagem, transporte, passeios e alimentação. Veja abaixo cinco dicas para planejar a viagem: