Filtro de Daltonismo

Professora de História do CPS explica origem do ovo de Páscoa

Primeiros ovos de chocolate teriam surgido no século 18, quando confeiteiros franceses resolveram esvaziar ovos de galinha e rechear com mistura à base de cacau

29 de março de 2023 7:27 am Institucional

Alguns países mantêm tradição de decorar cascas de ovos de galinha para realizar “caça” aos ovos no domingo de Páscoa I Foto: Freepik

Uma pesquisa na internet mais confunde que ajuda quem busca entender a origem dos ovos de Páscoa. A coordenadora de projetos de História da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do Centro Paula Souza (CPS) e professora das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) Mandaqui e de Artes, Natália Moura, conta como surgiu o símbolo desta festa.

“Na Antiguidade, o ovo e o coelho eram vistos pelos povos de diferentes culturas como símbolos de fertilidade. Eles representavam o nascimento”, explica. Por isso, criou-se o hábito de presentear as pessoas com ovos de galinhas. Alguns historiadores pressupõem que a tradição surgiu entre os persas, enquanto outros atribuem a origem aos chineses.

Origem do chocolate

Foi na região da Mesoamérica, localizada na América Central, que hoje abriga os territórios do México, Guatemala, El Salvador, Belize e Honduras, que surgiu o chocolate, uma criação dos mesoamericanos: olmecas e maias. O alimento chegou à Europa por intermediação dos espanhóis, que conquistaram e colonizaram os povos dessas localidades.

“Os primeiros ovos de chocolate surgiram no século 18, quando confeiteiros da França resolveram esvaziar os ovos e recheá-los com chocolate”, conta Natália. Esse modo de produção se espalhou e o ovo de chocolate se transformou em um dos grandes símbolos da Páscoa moderna.

Confira aqui dicas de como empreender na Páscoa e se destacar no mercado.

Ovos decorados

Atualmente, alguns países, como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra, mantêm a tradição de decorar as cascas dos ovos de galinha para realizar a caça aos ovos no domingo de Páscoa. “A receita para esta arte é simples, basta furar a base do ovo com uma agulha, deixar a clara e a gema escorrerem, lavar na sequência e esperar secar. Depois disso, é possível fazer a decoração com papel crepom, tinta guache, purpurina”, comenta a professora.

O que é a Páscoa?

Conhecida como Pessach, a Páscoa dos judeus celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Já no calendário religioso cristão, é uma das festividades mais importantes, quando se comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Sua instituição pela Igreja Católica data do século 4. Sua data é móvel, podendo variar entre os dias 22 de março e 25 de abril.

Compartilhe


Veja também