skip to Main Content

Saiba cuidar das finanças com orientações de professor do CPS

Saiba Cuidar Das Finanças Com Orientações De Professor Do CPS
Organização, planejamento e ética são essenciais na hora de cuidar das finanças | Foto: Divulgação

Todo ano é a mesma coisa: uma das mais recorrentes resoluções na hora de pular as sete ondas, guardar os grãozinhos da romã ou de uva e usar a cor que dá sorte, é economizar. Prometemos fazer uma poupança, controlar gastos e evitar dívidas. Porém, na primeira oportunidade, acabamos cedendo às vontades e gastando mais do que deveríamos.

Existe fórmula para poupar? Como usar a educação financeira para não passar por apertos no final do mês?  Para ter essas respostas e aprender a planejar seu futuro, confira as dicas do professor da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae e doutorando em educação matemática, Vagner Tavares.

1- Planejamento, organização e execução

Em primeiro lugar, pare e pense: quais são suas metas? Segundo Tavares, o ideal é planejar as finanças a curto, médio e longo prazo. “Para quem está começando, é uma boa ideia sentar uma vez por semana para se organizar e checar gastos, extratos de bancos e contas a pagar”, afirma. O hábito não vem do dia para a noite, mas pode ser construído aos poucos e se transformar em rotina.

Não basta só planejar, é preciso colocar em prática suas ideias para alcançar as metas desejadas, que podem ser tão diversas quanto comprar um celular ou planejar sua vida daqui a 40 anos. É importante lembrar que cada pessoa deve cuidar de suas finanças de acordo com as próprias necessidades, desejos e dificuldades. Não há uma receita universal.

2- Consuma de maneira consciente e ética

Antes de comprar qualquer coisa, faça a si mesmo as seguintes perguntas: “Eu preciso disso agora?”, “Eu tenho recursos financeiros para isso?”. Parece óbvio, mas muitas pessoas se perdem na possibilidade de dividir o valor de uma compra em prestações e acabam gastando mais que o salário, se apoiando no valor bruto do pagamento recebido e na vantagem de curto prazo do cheque especial. Se você tem dívidas, é recomendável honrá-las assim que possível para evitar uma série de situações desagradáveis que podem formar uma bola de neve com o passar do tempo.

“Para evitar gastos desnecessários, pesquisa é essencial. Nessas horas, a internet é uma aliada. Porém, é importante frisar que as compras devem ser feitas em sites seguros”, explica Tavares. “A ética também é parte essencial da educação financeira e isso inclui não alimentar mercados duvidosos.”

3- Reserve parte de seu salário

Tenha em mente que a primeira pessoa que você deve pagar é você mesmo. Para isso, guarde parte do seu salário, todo mês. Esse dinheiro é importante para obstáculos e imprevistos que podem ocorrer em diferentes momentos da vida. O valor poupado depende de você, mas não deixe esse hábito para o futuro. Mesmo que o salário seja baixo agora, comece a guardar.

No curto prazo, é importante poupar para o caso de desemprego ou conserto de algum eletrodoméstico, por exemplo. A médio prazo, o valor guardado pode quitar uma casa ou carro e evitar problemas com financiamentos. Já no longo prazo, a poupança se transforma em segurança para uma velhice tranquila.

4- Estude e leia sobre educação financeira

Muitas vezes ouvimos que investir em determinada coisa é ruim. De um lado temos um amigo falando que não vale a pena comprar imóveis, de outro um parente afirmando que comprar um carro não é uma boa pedida. Na verdade, quem sabe o que é melhor para as suas finanças é você. “É importante observar o próprio estilo de vida, sua realidade e objetivos, antes de pensar nas formas de investir”, aconselha o educador. “Para isso, é preciso ter consciência de aonde você quer chegar e estudar a situação: leia notícias, converse com pessoas diferentes e planeje seu futuro.”

5- Comemore suas conquistas

Economizar, ser cauteloso e planejar é importante, mas onde fica a diversão? “Muitas pessoas se preocupam em poupar a vida toda deixando para o futuro uma viagem, um restaurante diferente, um programa especial. Mas é importante comemorar quando uma meta é atingida.” A dica, então, é: fez o pé de meia que queria? Aproveite e comemore.

Dica bônus: Quanto mais cedo, melhor

Nunca é cedo demais para inserir a educação financeira em nossas vidas. A criança já pode cuidar de suas finanças a partir do momento em que receber uma mesada e aprender a gastar o dinheiro com responsabilidade, guardando uma parte todo mês e definindo prioridades.

Sobre o 5 Dicas 

O 5 Dicas é uma iniciativa da Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza que traz informações sobre diferentes assuntos de maneira clara e objetiva por meio de entrevistas com professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Participe com sugestões em nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Notícias

GastroEtec reúne cerca de 2 mil pessoas em dois dias de evento
Inscrições do Vestibulinho das Etecs terminam hoje, às 15 horas
Fatec Mogi das Cruzes realiza 3ª edição da Jornada de Tecnologia
Feira gastronômica da Etec Santa Ifigênia termina neste sábado
Congresso sobre sustentabilidade adia prazo de submissões

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP
+55 11 3324-3300

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top