Bruno Castro apresenta painel sobre benefícios do microempreendedor individual, destacando papel da formação técnica no fortalecimento do empreendedorismo social
Educador do CPS destaca que acessibilidade do MEI é essencial para consolidar negócios mais conscientes e responsáveis l Foto: Divulgação
O professor Bruno Castro, da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, de São Caetano do Sul, será um dos palestrantes da Expo Favela Innovation 2025, que ocorre neste fim de semana, no Transamérica Expo Center, na zona sul da Capital. O educador participará no domingo (20), a partir das 16 horas, do painel Como abrir um microempreendedor individual (MEI) e seus benefícios, na Arena Universitária. A proposta é abordar, de forma acessível e prática, os principais caminhos para a formalização de pequenos negócios.
Bruno, que também é ex-aluno do curso técnico em Administração da própria Etec, ressalta que formalizar um negócio como MEI é um passo estratégico para quem quer crescer com segurança jurídica, acesso a crédito e oportunidades de inserção no mercado formal. “Nosso objetivo no painel é descomplicar esse processo e mostrar que empreender com responsabilidade é possível e necessário”, pontua.
Potencial de consumo
Considerado a maior plataforma de conexão entre empreendedores da favela e investidores do setor formal, o evento é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa). “As favelas movimentam anualmente cerca de R$ 200 bilhões. Se fossem um estado, seriam o quinto maior consumidor do Brasil. É um mercado gigantesco, pulsante e cheio de oportunidades que muitos ainda não enxergam”, explica Bruno.
Além disso, o professor frisa que a presença na Expo Favela Innovation 2025, representando a Etec Jorge Street, reforça o compromisso do Centro Paula Souza (CPS) com a formação técnica voltada ao empreendedorismo e à longevidade dos negócios formados na base da pirâmide. A entrada do evento é gratuita, com convites disponíveis antecipadamente pelo link euvou.events/expofavela2025. A programação completa está disponível no site sp.expofavela.com.br.