Prazo para pedir isenção e redução da taxa do Vestibular das Fatecs vai até as 15 horas

Interessados nos benefícios têm até as 15 horas desta sexta-feira para fazer o pedido, desde que preencham os requisitos específicos para cada finalidade; resposta à solicitação será divulgada no dia 8 de novembro

13 de outubro de 2023 7:41 am Vestibular

Formulário específico para solicitar o benefício está disponível no site do processo seletivo l Foto: Roberto Sungi

Termina nesta sexta-feira, 13, às 15 horas, o prazo para pedido de isenção total e redução de 50% do valor da taxa de inscrição do processo seletivo das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo para o primeiro semestre de 2024. A solicitação deve ser feita pela internet. A concessão dos benefícios tem como objetivo ampliar o acesso de candidatos em situação de vulnerabilidade social aos cursos superiores gratuitos. São concedidas seis mil isenções de pagamento. Para redução, não há limite de quantidade. A prova acontece em 7 de janeiro de 2024.

O candidato pode pleitear os dois benefícios, desde que atenda aos requisitos indicados abaixo. Para isso, é necessário fazer duas inscrições, preenchendo um formulário específico, disponível no site www.vestibularfatec.com.br. Além das informações, são solicitados documentos comprobatórios, que devem ser digitalizados e anexados ao link “Envio de Documentos”. Os itens precisam ter tamanho de até 1MB e estar em uma das seguintes extensões: ‘pdf’, ‘png’, ‘jpg’ ou ‘jpeg’.

As respostas aos pedidos de isenção e redução serão divulgadas a partir das 15 horas do dia 8 de novembro. Só após essa data, quem solicitar os benefícios, deve fazer a inscrição no Vestibular das Fatecs.

Requisitos para isenção

O candidato deve ter concluído integralmente, ou concluir em 2023, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular, ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja) com carga horária flexível e atendimento individualizado, todas no território nacional. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de dois salários mínimos (R$2.640), por pessoa.

Requisitos para redução

É preciso ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado também deve ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$2.640) ou estar desempregado.

Os desempregados, autônomos e aposentados devem seguir as instruções descritas na Portaria. O preenchimento correto dos formulários de requisição e o envio dos documentos são de inteira responsabilidade do candidato.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular das Fatecs começam na segunda-feira (16), pela internet. As 77 Fatecs ofertam mais de 90 opções em cursos superiores de tecnologia em todas as regiões do Estado.

Com currículos constantemente atualizados, as formações são alinhadas às atuais demandas do mercado de trabalho e acompanham as tendências tecnológicas e empresariais.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.