Paulo Alexandre Barbosa é o novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo

O advogado santista Paulo Alexandre Barbosa assumiu nesta segunda-feira, 2, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, substituindo o vice-governador Guilherme Afif Domingos. Desde 1º de janeiro, Paulo Alexandre […]

4 de maio de 2011 10:51 am Etec, Fatec

O advogado santista Paulo Alexandre Barbosa assumiu nesta segunda-feira, 2, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, substituindo o vice-governador Guilherme Afif Domingos. Desde 1º de janeiro, Paulo Alexandre ocupava a pasta de Desenvolvimento Social, que foi assumida pelo deputado federal Rodrigo Garcia, empossado em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Terceiro maior orçamento do Governo do Estado com cerca de R$ 10,4 bilhões, o Desenvolvimento Econômico tem uma das maiores estruturas administrativas, incluindo o Centro Paula Souza, fundação estadual responsável pelo gerenciamento das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Também estão subordinadas a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), além da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), e as Faculdades de Medicina de Marília e de São José do Rio Preto.

O novo secretário será ainda responsável pela Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade) e pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). O Via Rápida – programa vitrine do governo paulista e que prevê abertura de unidades para capacitação profissional em cursos de curta duração – está vinculado ao Desenvolvimento Econômico.

“Sinto-me muito honrado pelo convite feito pelo governador para esse novo desafio. O nosso foco será garantir mão-de-obra qualificada do trabalhador paulista, principalmente nos segmentos sociais mais vulneráveis e para isso vamos articular uma aproximação ainda maior entre Governo e iniciativa privada. São Paulo destaca-se no contexto nacional por sua expressiva participação na economia, respondendo por cerca de 33% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e precisa consolidar seu papel de liderança e exemplo para a nação”, disse o novo secretário.

Trajetória

Paulo Alexandre disputou a primeira eleição em 2006, quando foi eleito deputado estadual com 182.654 votos. Quatro anos depois se reelegeu com 215.061 votos, a 2ª maior votação do Estado. A história política do novo secretário começou em 2001, quando foi assessor de gabinete na então Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.

Em 2004, o governador Geraldo Alckmin nomeou-o como secretário-adjunto do Estado da Educação. No período em que permaneceu na Secretaria, implantou e coordenou o Escola da Família. Como deputado estadual apresentou, em 2007, projeto de lei que institui o Programa de Combate ao Bullying nas Escolas. É o autor da Lei Estadual 13.576/09, que regulamentou normas e procedimentos para reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Compartilhe


Veja também