Paula Souza e Google promovem evento de empreendedorismo tecnológico nas Etecs

Sábado é dia de mais uma etapa do Startup in School, uma competição de empreendedorismo tecnológico para alunos do Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Médio. O desafio é promovido pelo Centro Paula Souza em […]

10 de junho de 2016 10:44 am Institucional

Sábado é dia de mais uma etapa do Startup in School, uma competição de empreendedorismo tecnológico para alunos do Ensino Técnico e Técnico Integrado ao Médio. O desafio é promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com o Google e a consultoria Ideias de Futuro, envolvendo a participação
de 10 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

O programa teve início no dia 29 de abril, na Etec Sebrae, na Capital, e, neste sábado, 11, será realizado na Etec Guaracy Silveira, em Pinheiros, na Capital, e na Etec Rosa Perrone Scavone, em Itatiba. O evento está programado para ocorrer em mais seis unidades até o final de setembro. As inscrições serão abertas conforme o calendário divulgado no site. Serão 50 vagas disponíveis em cada unidade.

Os alunos que participam da iniciativa têm a oportunidade de experimentar o empreendedorismo na prática, por meio do desenvolvimento de aplicativos para criar soluções que melhorem o dia-a-dia de suas cidades. O conteúdo do programa traz a metodologia Design Sprint, utilizada na criação de novos produtos, além de uma oficina de programação, que apresenta conceitos para a criação de um protótipo de
aplicativo. Os jovens também aprendem sobre modelo de técnicas como Canvas e Lean Startup.

Etapas

Na primeira etapa, os estudantes desenvolvem seus projetos e fazem a apresentação para uma banca, que elege um vencedor em cada escola. Na segunda, eles devem gravar um vídeo pitch – que tem como característica ser bastante sintético – explicando sua proposta. Os vencedores participarão de um Day Camp no Google Campus de São Paulo, além de receber três meses de mentoria da Ideias de Futuro para continuar desenvolvendo seus projetos.

Na Etec Sebrae, o app escolhido realiza chamadas de emergência com facilidade e é voltado para idosos ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. Já na Etec Jorge Street, em São Caetano do Sul, dois aplicativos foram eleitos: um que conecta voluntários a organizações não-governamentais e outro que auxilia estudantes na preparação para os vestibulares.

O Startup in School encoraja os participantes a criarem soluções inovadoras desenvolvendo todo o seu potencial criativo. “Iniciativas como esta estimulam o espírito inovador que cada vez mais está despertando nos jovens a vontade de empreender. Pesquisas recentes apontam que o sonho de ter o próprio negócio é maior que a busca por uma carreira profissional”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

As próximas etapas do Startup in School serão realizadas na Etec Parque da Juventude, na Capital, e na Etec Ruth Cardoso, em São Vicente, na Baixada Santista, nos dias 13 e 20 de agosto.