Parque da Juventude é sede de final da Imagine Cup

 A Escola Técnica (Etec) Parque da Juventude, no bairro de Santana, em São Paulo, foi sede, nesta quarta-feira, 28, da cerimônia de premiação da Imagine Cup 2008, copa do mundo da computação promovida pela Microsoft […]

29 de maio de 2008 2:54 pm Etec

 A Escola Técnica (Etec) Parque da Juventude, no bairro de Santana, em São Paulo, foi sede, nesta quarta-feira, 28, da cerimônia de premiação da Imagine Cup 2008, copa do mundo da computação promovida pela Microsoft em quase 200 países.

A superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, foi homenageada durante o evento. “Foi um prazer receber um evento desse porte em um espaço idealizado pelo Governo do Estado exatamente para atividades como essa, de integração e de incentivo à educação”, comentou.

A 6ª edição da Imagine Cup registrou 63.757 brasileiros inscritos, número que superou o de diversos países, como EUA, Índia e China e foi 77% maior do que no ano passado (36 mil inscritos). Nesta edição, o Brasil, sozinho, foi responsável por mais de 30% das 210.967 inscrições registradas em todo o mundo. Quase 850 alunos do Centro Paula Souza se inscreveram na competição.

“O número de inscritos me deixa feliz não só por bater grandes potências mundiais. É também porque vejo como nossos jovens são corajosos e solidários, de acordo com o perfil dp profissional de sucesso”, disse Laura Laganá.

A Imagine Cup tem o objetivo de estimular o interesse dos jovens pela inovação e pelo uso da tecnologia aplicado a questões do cotidiano. O tema da competição deste ano é o meio ambiente: “Imagine um mundo onde a tecnologia possibilita um meio ambiente sustentável”.

Para o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy, a competição “ajuda a plantar a semente do futuro. É um palco para o brilho, para a capacidade de empreendimento e inovação de nossos jovens”.

Premiação

A Imagine Cup comporta nove categorias: Projeto de Interface, Sistemas Embarcados, Desenvolvimento de Games, Algoritmo, Desenvolvimento de Infra-Estrutura, Projeto Hoshimi, Filme de Curta Metragem, Fotografia e Projeto de Software.

A maior expectativa foi para definir o representante do país na categoria Projeto de Software, a mais competitiva entre todas, na final mundial, que reúne todas as categorias, que será realizada em Paris, entre 3 e 8 de julho.

O projeto vencedor foi o Ecologger. Desenvolvido por alunos da Universidade de Campinas (Unicamp), da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é um sistema de que integra dados de uma comunidade global composta de todos os setores da sociedade, que otimiza a tomada de decisões relacionadas a problemas ambientais.

Compartilhe


Veja também