Parceria entre Paula Souza e Microsoft viabiliza Centro de Inovação Acadêmico

O Centro Paula Souza e a Microsoft Brasil assinaram, nesta quarta-feira, 30, um termo de cooperação técnica para a implantação do Centro de Inovação Acadêmico. Trata-se de um laboratório, que será instalado na Etec do […]

30 de setembro de 2009 10:48 am Institucional

O Centro Paula Souza e a Microsoft Brasil assinaram, nesta quarta-feira, 30, um termo de cooperação técnica para a implantação do Centro de Inovação Acadêmico. Trata-se de um laboratório, que será instalado na Etec do Parque da Juventude, na Capital, que funcionará como local de pesquisa e desenvolvimento de soluções e tecnologias voltadas a processos de ensino e aprendizagem. O anúncio foi feito na cerimônia de formatura de mais de mil alunos da rede estadual que atuam como monitores do Programa Acessa Escola, programa também desenvolvido em parceria com a multinacional.

Participaram do evento os secretários estaduais de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin; da Educação, Paulo Renato Souza; a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; o presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy; entre outras autoridades. Alckmin destacou a importância da inclusão das tecnologias da informação no ensino público “em um mundo onde as mudanças acontecem muito rápido”.

Por meio do Centro de Inovação professores do Paula Souza terão acesso a softwares voltados à área de educação. Em muitos casos serão produtos que ainda estão em desenvolvimento, com tecnologias inovadoras, o que colocará o laboratório em posição privilegiada em termos de inovação tecnológica.

“O Centro de Inovação Acadêmico vai possibilitar aos nossos professores a utilização das mais novas tecnologias existentes na preparação de aulas, elaboração de materiais didáticos e diversas atividades com os alunos, tornando o ensino cada vez mais dinâmico”, explicou Laura Laganá.

Michel Levy ressaltou que “incorporar tecnologias de informação à educação é elevar a qualidade do ensino”.

Alunos monitores

Mais de mil estudantes da rede estadual receberam o certificado de conclusão do Aluno Monitor. O curso foi implantado inicialmente nas escolas estaduais da capital onde funciona o Programa Acessa Escola, mas a iniciativa será expandida para as demais cidades paulistas. “É uma grande alegria ver tantos jovens reunidos num projeto tão importante”, revelou o secretário da Educação, Paulo Renato Souza.

O projeto tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos de informática transmitidos aos jovens assim que são admitidos na função. Os alunos participam de aulas via internet, nas quais são detalhadas desde o funcionamento do computador e das redes, manutenção técnica até a otimização do uso de softwares operacionais.

Além dos formandos, outros 13 participantes do Programa Acessa Escola foram homenageados por se destacarem na atividade. “O Acessa Escola será um marco na vida destes jovens. Esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para que eles consigam uma qualificação profissional”, afirma o secretário Paulo Renato.

Durante o evento, o secretário Paulo Renato também vai assinou um protocolo de intenções com a multinacional para dar continuidade à qualificação dos estudantes.

Acessa Escola

O Acessa Escola, projeto da Secretaria da Educação, mantém abertos, durante todo o período de aulas, as salas de informática das escolas estaduais. Atualmente, o Acessa Escola conta com mais de cinco mil estagiários, atuando em 600 escolas da capital. Até março de 2010, a previsão é que o programa atinja 3.527 unidades em todo o Estado.

Em agosto, a Pasta realizou seleção para outras 2.303 vagas de monitores abertas, em diversas regiões do Estado. A carga horária de trabalho é de quatro horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O programa também oferece pagamento de bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e auxílio-transporte.

Com informações da Secretaria de Educação e da Microsoft Brasil.

Compartilhe


Veja também