Olimpíada Brasileira do Saber está com inscrições abertas

Aluno de Etec que tiver interesse em participar deve procurar o professor ou coordenador representante da unidade na competição para realizar a inscrição

15 de fevereiro de 2023 9:59 am Etec

Em 2022, estudantes das Etecs conquistaram 1 medalha de ouro, 17 de prata e 32 de bronze na OBS l Foto: Divulgação

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e de outras instituições de ensino públicas e privadas, podem participar da oitava edição da Olimpíada Brasileira do Saber (OBS). As inscrições vão até 14 de março e são direcionadas a alunos com até 19 anos, matriculados do nono ano do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio.

A OBS tem por objetivo despertar aptidões em jovens talentos e estimular o interesse por arte, matemática, raciocínio lógico, língua estrangeira, atualidades, ciência e tecnologia. A competição ocorre desde 2014.

A olimpíada científica é realizada em três etapas. Na primeira e segunda fase, são aplicadas provas objetivas individuais pelas escolas participantes. Na terceira etapa, uma equipe por escola participa de diversas provas, desafio aquático, gincanas, competições de robôs, quizzes e debates. Os desafios incluem questões como: aprimoramento do raciocínio lógico matemático, argumentação, montagem, debate e estímulo à criatividade.

O aluno que tiver interesse em participar deve procurar o professor ou coordenador representante da unidade na OBS para realizar a inscrição. Não há limite de participantes por escola na primeira fase. Já na última etapa serão selecionados entre três e sete estudantes para representar a unidade de ensino.

Para conferir o regulamento completo da Olimpíada Brasileira do Saber, acesse aqui.

Desempenho das Etecs na edição 2022

Os estudantes das Etecs conquistaram 50 medalhas na edição 2022 da Olimpíada Brasileira do Saber. Foram 1 medalha de ouro, 17 de prata e 32 de bronze, além de 59 menções honrosas, totalizando 109 estudantes condecorados.

As seguintes Etecs tiveram alunos premiados (as unidades aparecem por ordem alfabética de município): Bento Quirino (Campinas), Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Rosa Perrone Scavone (Itatiba), Vasco Antonio Venchiarutti (Jundiaí) e Deputado Salim Sedeh (Leme).

VII Olimpíada Brasileira do Saber (OBS)

Inscrições: até 14 de março
Informações: https://obssaberes.org/