Oito Fatecs alcançam desempenho acima da média no IGC

Índice avalia cursos de graduação e de pós-graduação; unidades da Capital (Sebrae), Catanduva, Cruzeiro, Guarulhos, Jales, Lins, Piracicaba, Sorocaba têm conceito 4

3 de abril de 2023 10:09 am Fatec, Qualidade de Ensino

Evento do curso de Logística da Fatec Guarulhos, uma das oito unidades a alcançarem conceito 4 l Foto: Divulgação

Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) do Centro Paula Souza tiveram notas acima da média no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), que indica a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Os resultados divulgados no dia 28 de março são relativos ao triênio 2018-2021 – a avaliação foi suspensa em 2020 por causa da pandemia.

No caso das Fatecs, o IGC resulta da análise do Conceito Preliminar do Curso (CPC), calculado a partir da média ponderada de variáveis que levam em consideração critérios como características do corpo docente (porcentagem de doutores, mestres e profissionais com regime de trabalho em período integral ou parcial) e nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre outros.

Esta edição do IGC avaliou 55 unidades. As Fatecs Sebrae (Capital), Catanduva, Cruzeiro, Guarulhos, Jales, Lins, Piracicaba e Sorocaba conquistaram conceito 4 – em uma escala de 1 a 5 –, considerado acima da média, de forma que a instituição de ensino deve ser vista como referência.

As demais unidades obtiveram nota 3, indicando que atendem plenamente aos critérios de qualidade do MEC. São as Fatecs localizadas nos seguintes municípios: Americana, Assis, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Bebedouro, Capital (Ipiranga, São Paulo, Zona Leste, Zona Sul), Carapicuíba, Cotia, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Franco da Rocha, Garça, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Itapira, Itaquaquecetuba, Itu, Jaú, Jundiaí, Mauá, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Osasco, Ourinhos, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santana de Parnaíba, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Roque, São Sebastião, Sertãozinho, Taquaritinga, Tatuí, Taubaté,

“Os indicadores mostram que o ensino oferecido pelas Fatecs está no caminho certo, encaminhando jovens de todas as regiões do Estado para carreiras brilhantes, tanto no mercado de trabalho quanto na área acadêmica”, elogia o coordenador da Unidade do Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves.

Enade

Divulgados em setembro de 2022, os resultados do Enade também colocaram as Fatecs em evidência. Foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão de Tecnologia da Informação e Redes de Computadores de 42 Fatecs.

Destaque desta edição foi a Fatec Franco da Rocha, que obteve conceito 5, o maior possível, no curso de Gestão de Tecnologia da Informação. Outras 23 Fatecs obtiveram conceito 4 nos cursos avaliados, também em escala de 1 a 5. Na apresentação feita pelo Inep à imprensa, a Fatec Ipiranga, localizada na Capital, foi citada como uma das unidades que tiveram mais de 50% dos estudantes entre os 20% melhores, tanto nas questões de formação geral quanto nas perguntas de conhecimentos específicos.