Gratuitas, as aulas teóricas e práticas oferecidas na Etec de Andradina terão como resultado uma forma sustentável para a produção de energia
Ao longo de uma semana, aulas teóricas e práticas na unidade terão como resultado a construção de um biodigestor | Foto: Divulgação
A construção de um biodigestor – reator que decompõe matéria orgânica para produzir biogás – é o objetivo da oficina gratuita realizada entre os dias 20 e 24 de outubro na Escola Técnica Estadual (Etec) Sebastiana Augusta de Moraes, de Andradina. São convidados a participar alunos e seus pais, além de agricultores familiares de assentamentos de reforma agrária de Andradina e região.
“O primeiro dia é teórico, com temas como permacultura e conhecimentos tradicionais e tecnologias socioambientais de baixo custo, entre outros; nos demais, teremos professores, instrutores e pedreiros para construir o reator junto com os participantes”, explica Leandro Barradas, professor da unidade. “A ideia é que, na sexta-feira, o sistema seja implantado.”
Barradas conta que, nas aulas práticas e produções de doces, leite e outros itens da unidade, gastam-se de três a quatro botijões de gás. O esterco resultante do laboratório de bovinocultura abastecerá o biodigestor. Reaproveitar resíduos para produzir energia é uma prática sustentável, alinhada com a 30ª Conferência das Nações Unidas para o Futuro do Clima (COP 30), que ocorre em Belém do Pará, de 10 a 31 de novembro.
Serviço
Oficina de Biodigestor
Data: Segunda (20), das 9 às 12 horas; terça (21), às 8 horas; de quarta a sexta-feira (22 a 24), às 9 horas
Local: Etec Sebastiana Augusta de Moraes
Endereço: Estrada Vicinal Sebastião Lourenço da Silva, Km 11, Vila Planalto, Andradina
Inscrição: Tel. (18) 98125-6314.