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Núcleo de Pesquisa da Fatec Assis é referência para trabalhadores e empresários

Criado em 2015 por estudantes do curso superior tecnológico de Gestão Comercial, projeto cresceu e gera relatórios periódicos sobre temas como tendências de consumo e intenção de contratação de funcionários temporários, entre outros

5 de fevereiro de 2018 2:36 pm Fatec, Institucional

Pesquisas começaram em 2015, por iniciativa dos estudantes de Gestão Comercial da Fatec Assis l Lukas-Pexels

Quais as tendências do mercado de trabalho local? Como os trabalhadores planejam gastar o 13º salário? O valor médio dos produtos da cesta básica oscilou nos últimos meses? Questões como estas, importantes para orientar pessoas e empresas, são o centro das atenções do Núcleo de Pesquisas e Estatísticas (NPE) da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Assis, localizada na região de Marília.

As pesquisas começaram a ser desenvolvidas em 2015, por iniciativa dos estudantes do curso superior tecnológico de Gestão Comercial, que queriam colocar em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de matemática financeira e estatística, do professor Antonio Pepece, que supervisiona o trabalho. No primeiro semestre de 2017, o NPE deixou de ser apenas uma atividade curricular para se transformar em projeto institucional da Fatec Assis.

Referência

Sempre focados nas cidades vizinhas a Assis, os alunos recolhem as informações, organizam e, a partir da análise dos dados, geram relatórios sobre o cenário econômico regional. “Direcionamos nossas pesquisas para o comércio com o objetivo de manter os estudantes próximos do mercado no qual o curso se concentra”, explica Pepece. No momento, os resultados são publicados na página do NPE no Facebook. A intenção é disponibilizar as informações também no site da Fatec Assis ainda neste semestre.

A imprensa regional se interessou pelo trabalho e começou a publicar os relatórios, que têm se tornado referência para pessoas em busca de emprego ou para orientar comerciantes da região quanto às projeções de consumo em determinado período, entre outros.

“Já divulgamos relatórios sobre intenções de consumo no Dia dos Pais, contratação de funcionários temporários no Natal, além da nossa pesquisa sobre o valor dos produtos da cesta básica, para a qual os alunos pesquisam os preços em diferentes cidades duas vezes por mês”, afirma Pepece.

Futuro

O principal objetivo do trabalho é que os estudantes que participam do NPE, como parte das atividades do curso, desenvolvam pesquisas específicas e mais aprofundadas de acordo com a demanda dos comerciantes locais.

“Caso o empresário queira saber o grau de satisfação dos clientes e outros detalhes sobre seu empreendimento, nossos alunos estão capacitados a fazer esse tipo de análise”, diz Pepece. “É uma forma de eles intervirem positivamente no mercado no qual vão atuar no futuro, além de uma ótima oportunidade para ganhar experiência e fazer contatos com empregadores em potencial.”

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