Professor titular do Instituto de Física da USP, com pós-doutorado nos Estados Unidos, Marcos Nogueira Martins é coordenador de Ensino Superior da SCTI
Marcos Martins (centro) ao lado do diretor-superintendente do CPS, Clóvis Dias, e do secretário Vahan Agopyan | Foto: Roberto Sungi
Nesta quinta-feira (13), o coordenador de Ensino Superior da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SCTI), Marcos Nogueira Martins, assumiu a vaga de suplente no Conselho Deliberativo (CD) do Centro Paula Souza (CPS). O mandato tem duração de quatro anos, permitida recondução. Participaram da cerimônia de posse o diretor-superintendente do CPS e presidente do CD, Clóvis Dias; e o secretário estadual de CTI e membro titular do colegiado, Vahan Agopyan.
Professor titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Nogueira Martins fez carreira acadêmica na própria universidade. É pós-doutor pelo National Institute of Standards and Technology, dos Estados Unidos. Exerceu as funções de diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear, representante do Brasil no Comitê Científico da Organização das Nações Unida (ONU) sobre Efeitos das Radiações Atômicas, diretor do Instituto de Física da USP e coordenador da Agência USP de Inovação.
A Coordenação de Ensino Superior da SCTI atua no aprimoramento e na expansão da educação de nível superior no Estado, com a execução de programas voltados à formação de profissionais qualificados, de modo a contemplar as necessidades da sociedade e do mercado de trabalho.
Titular
O membro titular do Conselho Deliberativo do CPS na vaga da SCTI é o titular da pasta, Vahan Agopyan. Graduado em Engenharia Civil e mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP, é doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London e livre-docente pela Poli-USP. Foi reitor da USP entre 2018 e 2022.