Novo calendário do Provão Paulista começa nesta quarta-feira (29)

Avaliação seriada permitirá acesso direto de estudantes da rede pública a cursos superiores gratuitos; confira novas datas dos exames e conteúdos que serão abordados

27 de novembro de 2023 4:00 pm Avaliações

Todas as séries do Ensino Médio e Integrado das redes públicas estaduais e municipais deverão participar do exame | Foto: Roberto Sungi

Com informações da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

A partir de quarta-feira (29), mais de 1,2 milhão de estudantes do Ensino Médio e Integrado das redes públicas estaduais e municipais, incluindo as Escolas Estaduais da Secretaria da Educação (Seduc-SP) e as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS), deverão participar do Provão Paulista, novo modelo de avaliação seriada do Governo de São Paulo. O exame permitirá acesso direto a cursos superiores gratuitos das universidades públicas paulistas e das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). Estão previstas mais de 15 mil vagas para 2024, com ingresso dividido entre o primeiro e o segundo semestre.

Os jovens matriculados em todas as séries do Ensino Médio e Integrado das Etecs farão as provas na própria unidade em que estudam. Não há necessidade de inscrição. Basta comparecer no dia e horário determinado para cada turma.

Confira o novo calendário de exames:

Quarta e quinta-feira (29 e 30 de novembro), às 8 horas: alunos da terceira série.
Sexta e segunda-feira (1º e 4 de dezembro), às 8 horas: alunos da segunda série.
Sexta e segunda-feira, (1º e 4 de dezembro), às 14 horas: alunos da primeira série.

Para fazer as provas é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto e levar caneta de tinta azul ou preta, com corpo transparente. É importante chegar com antecedência. Não será permitida a entrada após o horário. Celulares e outros equipamentos eletrônicos serão proibidos e deverão ficar desligados e guardados. A organização do provão recomenda aos alunos que levem uma garrafa de água para hidratar-se durante o exame.

O exame será aplicado anualmente nas três séries do Ensino Médio e Integrado. Todos os estudantes devem obrigatoriamente participar da avaliação deste ano. As notas desta primeira edição serão consideradas quando o aluno estiver na terceira série e quiser tentar uma vaga no Ensino Superior.

Mesmo quem frequenta as aulas em período diferente deverá comparecer no horário determinado. Jovens que trabalham podem pedir a comprovação da participação nas provas, na secretaria da escola.

Conteúdo

No primeiro dia serão avaliadas duas áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, que inclui 20 questões de língua portuguesa e quatro de língua inglesa; além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, formada pelos componentes de física, química e biologia – cada uma com oito questões.

No segundo dia, serão aplicadas as provas da área de Matemática e suas Tecnologias, com 20 questões do currículo de matemática; bem como Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, com sete questões do conteúdo de história e outras sete de geografia, além de quatro de sociologia e mais quatro de filosofia. Para os estudantes da terceira série, haverá ainda uma redação, em formato de texto dissertativo-argumentativo. A Fundação Vunesp, instituição organizadora da prova, prevê um tema relevante e atual aos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos principais vestibulares do País.

Correção das provas 

As questões objetivas serão corrigidas por meio de leitor óptico, como já ocorre nos demais concursos realizados pela Fundação Vunesp. No caso da redação, a correção do texto será feita por uma equipe de colaboradores e levará em conta critérios como uso da norma culta, compreensão da proposta e capacidade de interpretação das informações.

O candidato será automaticamente eliminado caso falte em um dos dias de provas, obtenha nota zero em qualquer uma das matérias ou não atinja o mínimo de 20% do valor máximo da redação.

Cálculo da nota

Por ser um processo seriado, as notas adquiridas ao longo dos anos terão pesos crescentes. Ou seja, a prova da terceira série terá maior peso que a da segunda série, que, por sua vez, será maior que a da primeira série. A ideia é valorizar o ganho de conhecimento do estudante ao longo da jornada escolar. Para os alunos matriculados neste ano na terceira série do Ensino Médio e Integrado, a nota final é composta 80% pela prova de múltipla escolha (90 questões) e 20% pela redação.

Em 2024, o cálculo será feito a partir do somatório da pontuação de quem hoje está na segunda série, sendo 30% a parte de múltipla escolha, mais 50% da múltipla escolha e 20% da redação realizada na terceira série. Já em 2025, pela primeira vez, a Seduc-SP utilizará o desempenho do aluno ao longo das três séries. Assim, para quem em 2023 está na primeira série, as questões de múltipla escolha equivalem a 15% do total. Na segunda série, no próximo ano, o percentual para os itens de múltipla escolha será de 25%. Por fim, na terceira série, daqui a dois anos, as questões de múltipla escolha correspondem a 40% da nota e 20% de redação.

Cada instituição de ensino superior definirá o processo de matrícula e o ingresso do estudante em cada curso. Para composição do resultado final da nota é obrigatória a participação do candidato nas três provas referente às três séries do Ensino Médio ou Integrado. Caso o aluno não realize alguma das etapas do Provão Paulista, estará automaticamente desclassificado e não poderá fazer a prova do ano seguinte.

Escolha das vagas

Os estudantes matriculados na terceira série devem indicar até dia 8 de dezembro as opções de cursos superiores que desejam concorrer a uma vaga pelo Portal de Escolha de Vagas, disponível no endereço: provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.

Para registrar as opções, é necessário informar o número de Registro do Aluno (RA), identificação fornecida pela Seduc-SP aos estudantes de todos os estabelecimentos de ensino localizados no Estado. O número do RA é diferente do Registro de Matrícula (RM) no CPS e pode ser consultado na página inicial após login no sistema acadêmico (NSA/Siga) ou na Diretoria Acadêmica da Etec. Após informar o RA, o aluno deverá inserir suas informações pessoais, definir uma senha de acesso ao sistema e preencher um questionário socioeconômico.

É possível optar por formações de diferentes instituições e localidades. São três grupos disponíveis. Os estudantes podem pleitear vagas, simultaneamente, em cada um dos grupos, sem ordem de prioridade.

No grupo 1, estão opções da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ou Universidade de São Paulo (USP). No grupo 2, das Fatecs. No grupo 3, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

O aluno tem a possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3. No grupo 1 é possível selecionar até duas instituições diferentes. No caso das Fatecs, pode escolher até cinco cursos. Não é obrigatório preencher todas as opções. Após o prazo final, o acesso ao portal estará disponível apenas para consulta.

Vestibular

Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades, aumentando as chances de conseguir uma vaga no Ensino Superior.

Compartilhe


Veja também