Nove Etecs são premiadas na edição de 2022 da Febrace

Projetos das unidades de Americana, Campinas, Fernandópolis, Limeira, Santa Bárbara D’Oeste, Suzano e três da Capital foram reconhecidos pela organização

28 de março de 2022 12:24 pm Etec, Premiação, Projetos

Estudantes e professores de nove Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) – veja relação abaixo – estão entre os premiados da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A cerimônia de encerramento foi realizada em formato remoto no último sábado (26) e transmitida pelo canal da Febrace no YouTube.

Da Etec Irmã Agostina, da Capital, veio o terceiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Sob orientação da professora Patrícia Araújo dos Santos e coorientação de Thais Taciano dos Santos, as alunas Fernanda Yuri Muta, Milene Feitosa de Araujo Martins e Sabrina Santana Klabacher criaram o projeto de desenvolvimento de célula solar sensibilizada com corante natural de pinhão-roxo (Jatropha gossypiifolia L.) com aplicação de eletrólito gel polimérico à base de xantana.

“Nós, do curso técnico de Química, nos reinventamos a todo momento e não foi diferente nesses últimos dois anos, nos quais tivemos muitas dificuldades em realizar presencialmente os nossos projetos”, declara Thais. “O comprometimento da equipe, porém, mais uma vez, mostra a força e importância da nossa Etec, que tem contribuído com trabalhos relevantes para nossa sociedade. A conquista deste ano é resultado da dedicação de todos os estudantes, professores e funcionários da escola.”

Confira o vídeo:

Outro destaque foram os alunos da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, Gabriel Siqueira do Espírito Santo, Gabriel Vicente Fernandes e Gustavo Pereira Donadon Dutra, que criaram um projeto de reflorestamento com o uso de Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant), popularmente conhecido como drone. O grupo conquistou o quarto lugar na categoria Engenharia e o prêmio da Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP), que vai contemplar cada trabalho com o valor de R$ 500.

Sob a orientação do professor de Computação e Informática para os Ensinos Médio e Técnico Gustavo Tadeu Moretti de Souza, e coorientação de Fernando Landim, os estudantes criaram cápsulas feitas de amido contendo terra e sementes, além do fertilizante NPK produzido artesanalmente pela equipe. Orgânico, o material passa por 72 horas de fermentação antes de ser injetado na cápsula, que é transportada por um reservatório especialmente desenhado e produzido em impressora 3D.

“Estamos imensamente contentes com as duas conquistas! É a nossa segunda participação como finalistas da Febrace e conseguimos alcançar ótimos resultados”, comenta Gustavo. “Agradecemos o apoio de todos da Etec e do CPS por divulgar o nosso trabalho. Essas premiações nos encheram de orgulho e ânimo para dar continuidade aos projetos, com o objetivo de alcançar melhores resultados na próxima edição da Febrace e demais feiras ao longo do ano. Estamos no caminho certo!”

Gustavo Dutra, Gabriel Vicente, Gabriel Siqueira e o orientador Gustavo Tadeu conquistaram o quarto lugar em Engenharia | Foto: Divulgação

Alunos da Etec Trajano Camargo, de Limeira, também conquistaram o quarto lugar na categoria Engenharia. Anthony Paulo de Oliveira Rocha, Andrews Henrique Augusto e Christian Ranieri Pereira Dias elaboraram um estudo sobre a produção de energia por meio de uma caldeira artesanal que é abastecida com bagaço de cana-de-açúcar, com o objetivo de auxiliar o pequeno produtor rural. O trabalho foi feito sob orientação de Sérgio Delbianco Filho e coorientação de Gislaine Barana Delbianco.

“O nosso projeto foi baseado em muito planejamento e resiliência. Por estarmos em um período de pandemia, o desenvolvimento foi um pouco mais difícil, mas soubemos administrar bem o que tínhamos em mãos”, comenta Anthony. “Sabemos que encontramos as pessoas certas para nos ajudar e agradeço a todos que nos auxiliaram nessa conquista.”

Veja o vídeo abaixo:

Febrace Virtual

O CPS participou da feira com 29 projetos de 18 Etecs. Os jurados avaliaram os trabalhos seguindo os critérios de criatividade e rigor científico da premiação. Os trabalhos das Etecs concorreram com outros 468 finalistas de escolas dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico.

A 20ª Febrace aconteceu pela terceira vez de forma virtual para atender as normas de segurança e de isolamento para o controle da pandemia. Promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp) desde 2002, a edição de 2022 contou com 1.081 estudantes, de 333 escolas de todo país, sendo que cerca de 65% destas unidades representavam a rede pública.   

A plataforma da Febrace manteve a mostra virtual dos projetos finalistas no período de 14 a 25 de março. Os premiados recebem troféus, medalhas e certificados. Diversas instituições públicas e privadas ofereceram prêmios, como estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais.

Para assistir à cerimônia de premiação, basta acessar o canal da Febrace no YouTube. O conteúdo está dividido nas partes 1 e 2.

Confira os projetos de Etecs premiados na Febrace 2022:

Município Unidade Projeto Autores  Prêmios
Americana Etec Polivalente de Americana Move Up: Aplicativo de dança voltado para a reabilitação de pessoas com sequelas de AVC por meio de música e dança na região metropolitana de Campinas Anita Aiko Yamashita Ykeda, Leticia dos Santos Prates, Letícia Rissio Silva e Ester de Souza Menezes (orientadora) Destaque FórumDCNTs
Campinas Etec Conselheiro Antônio Prado A produção de biodiesel a partir da panc spondias purpurea e comparação energética com o biodiesel de soja  Julia Bernardi Jairi, Thais Vitoria Tonin Pereira, Maria Eduarda Souza Araújo Pompiani Costa e Martha Maria Andreotti Favaro (orientadora) Destaque Instituto 3M 
Fernandópolis Etec Prof. Armando José Farinazzo Utilização de vants no processo de rearborização autônoma com aplicação do NPK  Gustavo Pereira Donadon Dutra, Gabriel Siqueira do Espírito Santo, Gabriel Vicente Fernandes, Gustavo Tadeu Moretti de Souza (orientador) e Fernando Corsini Landim (coorientador) Associação dos Engenheiros Politécnicos (AEP)
4º lugar em Engenharia 
Limeira Etec Trajano Camargo Estudo e elaboração da produção de energia por meio de uma caldeira artesanal para o auxílio do pequeno produtor rural Anthony Paulo de Oliveira Rocha, Andrews Henrique Augusto, Christian Ranieri Pereira Dias, Sérgio Delbianco Filho (orientador) e Gislaine Barana Delbianco (coorientadora) 4º lugar em Engenharia
Santa Bárbara D’Oeste Etec Prof. Dr. José Dagnoni Produção de buchinha biodegradável utilizando as matérias-primas: bucha vegetal (Luffa Aegyptiaca), fibra mercerizada proveniente da coroa e resina de cristais de nanocelulose (CNC) obtida a partir da casca do abacaxi (Ananas Comosus) Natália Lopera Tabanez, Karine de Oliveira Pereira, Victor Dias, Vivian Marina Barbosa (orientadora) e Monica Aparecida Miranda dos Santos (coorientadora) Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)
São Paulo Etec Irmã Agostina Desenvolvimento de célula solar sensibilizada com corante natural de pinhão-roxo (Jatropha Gossypiifolia L.) com aplicação de eletrólito gel polimérico à base de xantana Milene Feitosa de Araujo Martins, Sabrina Santana Klabacher, Fernanda Yuri Muta, Patrícia Araújo dos Santos (orientadora) e Thais Taciano dos Santos (coorientadora) 3º lugar em Ciências Exatas e da Terra 
Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira Robô Móvel – Carcará David Gomes Lacerda, Jackelyne Alicia Miranda Ramos, Alexandre Messias da Silva (orientador) e Ailton Fernandes Costa (coorientador) Marinha do Brasil – 2º lugar em Mentalidade Marítima
Etec Raposo Tavares Potencial fitoterápico do Sabugueiro-do-Brasil (Sambucus Australis Cham. & Schltdl) Giulia Luciano de Sousa, Caroline Marielli Garcia Santos, Arthur Domingues Lacerda, Renata Pinho da Silva (orientadora) e Robson Pinho da Silva (coorientador) Agência USP de Inovação 
Suzano Etec de Suzano Vidro a partir da extração de óxido de cálcio oriundo das cascas de ovos  Beatriz Correia Gonçalves, Hadassa Nogueira Santos Ferreira, Braian William Cardoso da Silva e Cesar Tatari (orientador) Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA)

Compartilhe


Veja também