Filtro de Daltonismo

Na Etec de Amparo, protagonismo de jovens gera avanços na cidade

Estudantes da unidade apresentaram, em junho, mais de 30 propostas na Câmara Municipal de Amparo e já veem resultados práticos das reivindicações

12 de agosto de 2025 9:28 am Etec, Institucional

Grupo que participou da iniciativa desenvolveu o projeto nas aulas da disciplina de estudos de administração pública | Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) João Belarmino, de Amparo, mostraram como o protagonismo juvenil pode auxiliar na construção de políticas públicas efetivas para toda a sociedade. Sob orientação do professor Alexandre José Silva, do curso técnico em Administração, alunos da unidade foram até a Câmara Municipal apresentar mais de 30 propostas elaboradas para diferentes áreas, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, cultura, esportes e desenvolvimento econômico. Um belo exemplo para ser lembrado neste Dia Internacional da Juventude.

Resultado de um projeto desenvolvido ao longo de dois meses, nas aulas da disciplina de estudos de administração pública, a ideia surgiu após os próprios alunos manifestarem interesse em participar ativamente da vida política local. A resposta do professor foi direta: por que não levar suas propostas diretamente ao Legislativo?

A aluna Marília Gabriella Castro do Nascimento, de 26 anos, foi escolhida para representar a turma na tribuna da Câmara, durante a sessão ordinária, e apresentar as propostas elaboradas com seus colegas. A estudante defendeu com argumentos sólidos a necessidade de políticas públicas mais eficazes e sensíveis às demandas da população jovem. Sua atuação foi amplamente elogiada pelos parlamentares presentes.

“Para nós foi uma oportunidade excelente de conhecer esse universo. Muitos não sabiam nem dessa oportunidade que todo cidadão tem de poder falar na tribuna”, destaca. “Aproveitamos essa chance para levar demandas pensadas para melhorar nossa cidade, como melhorias em infraestrutura e implantação de políticas públicas eficazes para melhorar a vida da nossa população, mostrando que nós jovens podemos, sim, colaborar na construção de uma cidade melhor para todos.”

Resultado na prática

Marília conta que a iniciativa, em pouco tempo, já trouxe resultados. “Uma das queixas apresentadas era a falta de sinalização no Jardim Modelo. Em menos de 30 dias, o problema foi solucionado. Também pedimos incentivo do poder público para fortalecer a parceria com a Etec. E já ficamos sabendo que representantes foram até a unidade falar sobre o assunto”, relata.

Para o professor, a experiência foi uma forma concreta de estimular a cidadania e a consciência política entre os jovens, além de reafirmar a importância do protagonismo juvenil. “Eles precisam ocupar seu lugar de direito na sociedade e atuar como protagonistas das mudanças que desejam ver”, destaca o docente, que relembra sua própria vivência política na juventude, quando integrou a comitiva que entregou a Carta dos Jovens à Nação Brasileira ao então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, deputado Ulysses Guimarães, em 1987.

Compartilhe


Veja também