Mulheres são maioria dos aprovados no Vestibulinho das Etecs

As mulheres são maioria entre os aprovados no processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. É o que mostra o Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 2º semestre de 2010, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia […]

20 de agosto de 2010 10:19 am Etec, Relatório Socioeconômico

De acordo com o levantamento, mulheres representam 52% dos candidatos aprovados no Vestibulinho | Foto: Roberto Sungi

As mulheres são maioria entre os aprovados no processo seletivo das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais. É o que mostra o Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 2º semestre de 2010, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza. Dos 55.691 aprovados que responderam à pesquisa* no ato da inscrição, 28.671 (51,48%) são do sexo feminino.

A superioridade não aparece apenas em cursos em que as mulheres já predominam tradicionalmente, como Enfermagem (82%), Nutrição e Dietética (89%) ou Secretariado (95%). Nos cursos do eixo tecnológico de Gestão e Negócios elas são maioria: Administração (64%), Comércio (65%), Contabilidade (60%), Marketing (60%) e Técnico Jurídico (65%).

A proporção é ainda maior nos cursos da área Hospitalidade e Lazer, como Agenciamento de Viagem (78%), Cozinha (73%), Eventos (72%), Hospedagem (74%) Museu (60%) e Turismo Receptivo (70%).

Em alguns cursos do eixo de Produção Industrial, como Açúcar e Álcool (53%) e Produção de Cana-de-Açúcar (55%), a presença feminina também é maior que a dos homens.

“A maioria dos nossos alunos vêm do Ensino Médio no qual já existe essa predominância. Além disso, a oferta de vagas em cursos na área de Gestão e Negócios, Ambiente, Saúde e Segurança vem crescendo ao longo dos anos”, explica Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. De acordo com a pesquisa, cerca de 80% dos aprovados já concluíram ou estão matriculados no Ensino Médio.

Inclusão social

O levantamento mostra ainda que as Etecs desempenham um papel importante na inclusão social no Estado. Mais de 84% dos aprovados neste último Vestibulinho vieram da rede pública de ensino.

Desde 2006, o Sistema de Pontuação Acrescida beneficia candidatos afrodescendentes (com bônus de 3% nas notas) e oriundos do ensino público (10% de acréscimo). Se o candidato estiver nas duas situações, acumula 13%.

Neste último Vestibulinho, 31,38% dos aprovados se declararam afrodescendentes e 28,53% receberam os 13% de bônus.

Outros números

61% têm entre 17 e 23 anos
86% têm renda familiar até 5 salários mínimos
34% procuram um curso técnico para melhorar o desempenho profissional
33% procuram um curso técnico para facilitar a ascensão profissional

*O questionário no qual se baseia o Relatório Socioeconômico é de preenchimento facultativo.