Filtro de Daltonismo

Modelagem do Vestuário terá módulo de moda inclusiva

O Centro Paula Souza adicionará um módulo específico de moda inclusiva no curso de Modelagem do Vestuário, disponível em seis Escolas Técnicas (Etecs) estaduais na Capital, Baixada Santista e Campinas, a partir do segundo semestre […]

17 de junho de 2010 10:19 am Etec, Fatec

O Centro Paula Souza adicionará um módulo específico de moda inclusiva no curso de Modelagem do Vestuário, disponível em seis Escolas Técnicas (Etecs) estaduais na Capital, Baixada Santista e Campinas, a partir do segundo semestre de 2011. A iniciativa é parte de um conjunto de ações da instituição com foco na inclusão social.

Laura Laganá, diretora superintendente, e Alessandra Aparecida Ribeiro Costa, coordenadora do projeto de inclusão da instituição, fizeram o anuncio durante o evento “O Centro Paula Souza e a Inclusão da Pessoa com Deficiência: Utilização de Novas Metodologias e Tecnologias Assistivas”. Mais de 150 diretores e coordenadores de Etecs compareceram à palestra no Memorial da América Latina, nesta quinta-feira, 17 de maio.

Uma pesquisa do Centro Paula Souza indica que 43% das Etecs têm alunos com deficiência – principalmente motora e visual –, porém o número de matriculados ainda é pequeno. “A inclusão social está em nosso dia-a-dia. Inauguramos Etecs e Fatecs em lugares carentes do Estado; em favelas e periferias. E agora vamos dar mais um passo importante: ampliar o acesso das pessoas com deficiência às escolas e capacitar as equipes pedagógicas para atenderem as necessidades de cada aluno”, explica Laura Laganá.

Para a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, que também participou do evento, o Centro Paula Souza é um parceiro fundamental no processo de inclusão, já que proporciona a qualificação profissional necessária para que as pessoas com deficiência consigam entrar no mercado de trabalho. “A inclusão é uma via de mão dupla. As Etecs e Fatecs formam profissionais que contribuem com técnicas e inovações voltadas para pessoas com deficiência e ao mesmo tempo as escolas recebem alunos com dificuldade de locomoção, dislexia, deficiência visual, auditiva e mental”.

Durante o evento, o aluno da Etec Tiquatira, Cilmar Silva, foi homenageado por ter sido um dos vencedores do 2º Concurso de Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.