Filtro de Daltonismo

Mais Etecs retomam aulas presenciais nesta segunda

Outros grupos de unidades retornaram nos dias 18 e 22; Fatecs suspenderam reabertura porque legislação diz que Ensino Superior só pode funcionar presencialmente na fase amarela do Plano São Paulo

1 de março de 2021 10:09 am Etec, Fatec

Etec Raposo Tavares, da Capital, é uma das unidades que já reabriram suas portas para os estudantes | Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (1º/3), mais um grupo de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) voltará a ter aulas presenciais. Diversas unidades do Centro Paula Souza (CPS) reabrem suas portas para receber até 35% dos alunos matriculados, seguindo a legislação vigente e os protocolos de segurança definidos pelas autoridades sanitárias. Neste primeiro semestre, o ensino será híbrido, conciliando aulas presenciais e remotas.

Cada Etec apresentou à Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) um plano de retomada, informando número de alunos, professores e servidores que circularão diariamente nas dependências da escola. Supervisores educacionais analisaram esses documentos tendo como parâmetro os protocolos sanitários, a fim de garantir que a volta às aulas presenciais ocorra de forma segura para todos.

As Etecs podem retomar as atividades presenciais em qualquer das fases do Plano São Paulo (vermelha, laranja, amarela e verde), conforme estabelece o Decreto 65.384, de 17 de dezembro de 2020, desde que sigam as recomendações do Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias, quanto à preservação da saúde da comunidade escolar. É imprescindível, também, obedecer a Deliberação 195 do Conselho Estadual de Educação (CEE).

De acordo com a diretora do Grupo de Supervisão Educacional da Cetec, Sabrina Rodero Ferreira Gomes, uma pesquisa realizada com cerca de 95 mil estudantes das Etecs mostrou que 72,4% deles desejam voltar a frequentar a escola. “As Etecs devem oferecer, preferencialmente, aulas práticas e neste momento os alunos concluintes terão prioridade, mas os demais também podem ser contemplados, de acordo com o planejamento feito pelas equipes escolares.”

Outros dois grupos de Escolas Técnicas e classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a supervisão de uma Etec – já retomaram as atividades presenciais nos dias 18 e 22 de fevereiro.

Fatecs

Nas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) está suspensa temporariamente a retomada das aulas nas faculdades. No caso do Ensino Superior, a legislação determina que esse retorno só pode ocorrer quando a área em que a faculdade está localizada se encontre, pelo menos, na fase amarela do Plano São Paulo. Desde a última sexta-feira (26), apenas as regiões de Araçatuba, Baixada Santista e Piracicaba encontram-se nessa fase em todo o Estado de São Paulo. Outro critério para o retorno presencial é o município não ter decretos que impeçam a reabertura das unidades.

Compartilhe


Veja também