Filtro de Daltonismo

Livros podem ser um bom meio de viajar e abrem uma janela para o mundo

Professores e bibliotecários do Centro Paula Souza enviaram sugestões ao Guia Destinos Literários, para incentivar a leitura entre os alunos

28 de janeiro de 2026 9:40 am Institucional

A bibliotecária Camila Galvão – da Etec Professor Adhemar Batista Heméritas | Foto: Divulgação

Que tal aproveitar o clima de volta às aulas para se aproximar mais dos livros e conhecer novas culturas enquanto respira outros ares? Sem sair de casa, você poderá conhecer o sertão baiano, acompanhando a saga das irmãs Bibiana e Belonísia – personagens centrais do livro Torto Arado – , se surpreender com a improvável amizade entre Paloma e Renée, na história A Elegância do Ouriço, ou refletir sobre dilemas existenciais do casal Maria Rosa e Juca, na narrativa de O Feijão e o Sonho.

Essas obras são algumas das dicas do Guia Destinos Literários, desenvolvido pelo Centro Paula Souza (CPS), para incentivar a prática da leitura entre os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs). A curadoria para criação do guia contou com a colaboração de professores e bibliotecários das unidades.    

Para a professora Maria Fernanda Merlino, da Etec Dr. Júlio Cardoso, de Franca, a leitura amplia repertórios culturais e contribui para a formação humana e cidadã dos estudantes. “Os livros também estimulam a imaginação e a criatividade, permitindo que os alunos explorem diferentes culturas, realidades e pontos de vista.”

O ebook reúne 22 obras brasileiras e internacionais dos mais variados gêneros, de literatura fantástica a ficção científica de diferentes períodos, oferecendo um portfólio diverso, capaz de agradar diferentes leitores. A ideia do guia é proporcionar momentos de prazer e experiências de viagem por histórias incríveis.

Claro que a leitura, além de diversão, pode garantir bônus, como ressalta a professora Sandra Valéria Walchhutter, da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul: “Ler melhora o vocabulário, a redação, o poder de argumentação, a coerência, a coesão e a clareza de expressão”, afirma.   

Para quem gostou da ideia de viajar pelos livros, existem algumas maneiras mais acessíveis para acessar as obras. Nos formatos de ebooks e audiolivros, podem ser encontrados em aplicativos com versões gratuitos ou planos básicos com mais de 100 títulos ou premium com opções de lançamento. Se preferir a versão em papel, o leitor pode fazer empréstimos em bibliotecas ou comprar o seu exemplar em sebos e livrarias. Em tantos formatos, os livros são diversão garantida e abrem uma janela para o mundo.

Confira o e-book completo no link Guia Destinos Literários e boa leitura!

Compartilhe


Veja também