Filtro de Daltonismo

Jovens da Etec de Cubatão recebem bolsas de R$ 2,5 mil da Usiminas

Empresa brasileira do setor siderúrgico contemplou 25 estudantes da unidade; programa Bolsas de Excelência visa estimular desempenho e excelência acadêmica

20 de agosto de 2025 9:34 am Etec, Parcerias, Premiação

Estudantes da Etec e do Instituto Federal de Cubatão durante cerimônia de entrega das bolsas l Foto: acervo do Instituto Usiminas

Alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Cubatão, localizada na Baixada Santista, ganharam um incentivo para seguir com entusiasmo e energia nos estudos. A Usiminas, empresa brasileira do setor siderúrgico, concedeu bolsas no valor de R$ 2,5 mil para 25 estudantes da unidade, por meio do programa Bolsas de Excelência. A iniciativa tem o objetivo de estimular e valorizar o desempenho dos jovens, reconhecendo a excelência acadêmica.

Para concorrer, os alunos precisavam estar matriculados em uma das três séries do Ensino Médio integrado ao Técnico em Logística em 2024, ter boas notas e frequência. O processo seletivo envolveu provas de matemática e lógica, preenchimento de questionário socioeconômico, além do teste Grit (garra, em inglês) – instrumento desenvolvido pela psicóloga norte-americana Angela Duckworth para medir a perseverança e paixão por objetivos de longo prazo.

“É uma ação muito significativa na trajetória escolar, além de fortalecer a autoestima e motivar para o esforço contínuo. É algo que nossos alunos nunca irão esquecer, pois de hoje em diante ficarão atentos e preparados para toda e qualquer oportunidade”, comemora a superintendente da Etec de Cubatão, Kely Renata Mariano da Silva.

“Acho super relevante”, afirma uma das contempladas, Ana Clara Gomes de Assunção. “Para mim e para os meus colegas, é um reconhecimento de todo nosso esforço e determinação. É um auxílio na busca por nossos objetivos”, acrescenta. Atualmente matriculada no terceiro ano, a estudante optou por investir o dinheiro em um computador. “A bolsa veio em uma hora muito oportuna. Com o prêmio, eu consegui comprar o notebook que eu precisava para estudar, principalmente, agora no período preparatório para o vestibular.”

Além das 25 bolsas para a Etec de Cubatão, também foram contemplados cinco jovens do Instituto Federal localizado na cidade.

Compartilhe


Veja também