Fatec Carapicuíba conquista 3º lugar em competição mundial

Grupo de amigos desenvolveu game que, mesmo com título em português, foi classificado em desafio internacional e recebeu o valor de 2 mil dólares como prêmio

21 de março de 2023 11:32 am Institucional

Criadores do ‘Malditas Raízes’ integraram as equipes da Fatec Carapicuíba, uma das sedes do evento | Foto: Divulgação

Um grupo de alunos da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Carapicuíba conquistou o terceiro lugar em um desafio proposto por um dos patrocinadores da Global Game Jam (GGJ), realizada entre os dias 30 de janeiro e 5 de fevereiro.

A Coherence Global Game Jam®️ 2023 Challenge tinha a proposta de desenvolvimento de um jogo multiplayer online utilizando a ferramenta do patrocinador. A tarefa exigia que um dos jogadores deveria ser o “chefe de fase”, com a capacidade de criar objetos e/ou mais inimigos na tela. O critério para premiação era criatividade e boa execução.

“O Malditas Raízes é um jogo que proporciona essa experiência multiplayer online, para dois tipos de jogadores ao mesmo tempo. O anfitrião cria a sala e faz o papel do inimigo controlando uma batata maligna. Os demais jogadores, que são convidados, assumem o controle de um coelho que tem objetivo destruir a batata maligna, utilizando várias armas que aparecem em um mapa”, explica Alan Fernando de Assis, aluno do curso de Jogos Digitais e membro do grupo premiado.

O coordenador da disciplina na Fatec Carapicuíba, Carlos Alberto Paiva, comemora a conquista. “Em uma jam internacional, da qual participam profissionais de todo o planeta, um grupo de estudantes da nossa unidade conquistou o terceiro lugar. Mais do que dinheiro, o grande prêmio é o reconhecimento do trabalho e esforço.”

O game seguiu a temática proposta pela organização mundial que era “Roots”, raízes em inglês. Por ser uma palavra com diversos significados e possibilidades, Alan se uniu a Tabata Teixeira Grigaitis, colega de sala, e mais dois amigos, Thiago da Silva Fagundes e Daiane Luna para participar da competição e a equipe acabou conquistando o prêmio.

“Foi algo surpreendente. Como era um desafio internacional e havia vários jogos muito interessantes, fomos surpreendidos por essa classificação, principalmente pelo fato de nosso jogo ter um nome em português”, complementa Alan. Como prêmio, o grupo ganhou 2000 dólares em compras na loja virtual Amazon.

Edição de 2023

Neste ano, a GGJ bateu recorde de inscritos. Juntas, as Fatecs de Carapicuíba e São Caetano do Sul foram a segunda maior sede do evento internacional no Brasil e a primeira do Estado de São Paulo. A competição contou com 788 sedes, distribuídas em 107 países, com mais de 33 mil participantes, que desenvolveram mais de sete mil jogos com o tema “Roots”.