Instituição é premiada pela segunda vez

O Sistema de Avaliação Institucional (SAI), criado pelo Centro Paula Souza, recebeu na segunda-feira, 17, o Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública –, na categoria Gestão de Recursos Humanos. A premiação reconhece as […]

18 de dezembro de 2007 10:44 am Etec, Fatec

Marcos Antônio Monteiro, secretário adjunto de Gestão Pública do Estado de São Paulo; Roberta Froncillo, responsável pelo SAI; Laura Laganá, diretora superintendente do Centro Paula Souza; Sidney Beraldo, secretário de Gestão Pública; e Alberto Goldman, vice-governador e secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

O Sistema de Avaliação Institucional (SAI), criado pelo Centro Paula Souza, recebeu na segunda-feira, 17, o Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública –, na categoria Gestão de Recursos Humanos. A premiação reconhece as melhores práticas de gestão pública no Estado de São Paulo, com o objetivo de apoiar a modernização da administração pública, motivando os servidores e valorizando os trabalhos por eles desenvolvidos. O Prêmio, instituído em 2004, é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

O SAI avalia todas as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Desde 1999, por meio de mecanismos que coletam informações entre a comunidade acadêmica, pais de alunos e egressos, o sistema analisa os processos de funcionamento das escolas, seus resultados e impactos na realidade social onde a unidade se insere. A partir de 2008, o sistema será aplicado também nos setores administrativos. “Foi a coroação de um trabalho. Uma premiação muito importante para que as escolas se sintam respaldadas por um sistema reconhecido inclusive fora da instituição”, comemorou Roberta Froncillo, responsável pelo SAI.

Segundo Roberta, o SAI foi uma ação pioneira. “Quando começamos, com um projeto piloto, em 1997, ainda não se falava em processos para avaliar a eficiência na gestão pública. As pessoas ainda eram muito resistentes à avaliação, mas hoje o SAI está absolutamente consolidado na instituição”.

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, ressaltou a importância do SAI no processo de crescimento da instituição. “A expansão da rede do Centro Paula Souza, que resulta em um aumento elevado do número de alunos, está sendo acompanhada por uma cultura avaliativa, que caracteriza a busca pela eficiência e eficácia do nosso ensino profissional”.

É a segunda vez que o Paula Souza recebe o Prêmio Mário Covas. Em 2005, o Sistema de Auto-avaliação para a Melhoria da Qualidade da Educação Profissional do Estado de São Paulo, implantado no Observatório Escolar desenvolvido pela Coordenadoria de Ensino Técnico (Cetec), também foi o primeiro colocado em Gestão de Recursos Humanos. A auto-avaliação serve para que cada escola passe a identificar suas qualidades e problemas, agilizando a tomada de decisões.

Compartilhe


Veja também