Últimos dias para inscrição no Desafio FabricAÇÃO

Parceria entre a Fatec Mogi Mirim e a Eaton estimula a criatividade e a aprendizagem dos estudantes, por meio do desenvolvimento de um aeromodelo planador

27 de agosto de 2021 9:56 am Fatec

Objetivo do desafio é estimular a integração, a aprendizagem e o desenvolvimento da criatividade | Foto: Fabrizio Conti/Unsplash

Estudantes do curso superior de tecnologia em Fabricação Mecânica da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Mogi Mirim têm até o dia 31 de agosto para se inscrever na terceira edição do Desafio FabricAÇÃO, promovido pela unidade em parceria com a Eaton, empresa que produz soluções em sistemas hidráulicos. O evento será online, pela plataforma Teams, e propõe que os alunos desenvolvam e apresentem um aeromodelo planador.

A competição está dividida em três etapas. Na primeira, deve ser feito um alinhamento dos alunos com o orientador, momento em que será definido o modelo de planador, a abordagem técnica e as ferramentas a serem usadas. A segunda fase será uma apresentação para a Comissão Avaliadora da Fatec e a terceira, uma demonstração para essa comissão em conjunto com a equipe da Eaton.

O desafio prevê que os alunos desenvolvam um aeromodelo seguindo características de materiais, design e funcionalidade, com conhecimentos teóricos que garantam o funcionamento correto do modelo proposto. As equipes que construírem os três melhores projetos deverão gravar um vídeo com o trabalho finalizado. Em cada uma das etapas, as grupos serão avaliados com notas de um a cinco. Vence quem tiver a maior pontuação. As propostas serão avaliadas nos quesitos criatividade, tempo de voo, obediência ao tema, funcionalidade, abordagem técnica e comunicação.

A competição acadêmica tem por objetivo promover integração entre os alunos e estimular a aprendizagem, o desenvolvimento da criatividade e de habilidades inventivas na busca de solução de problemas. Além disso, é importante para favorecer a interdisciplinaridade, por meio da aplicação de diferentes conhecimentos no desafio.

O diretor da Fatec Mogi Mirim, André Luis Giraldi, explica que a competição tem importância também para a visibilidade do aluno. “Este desafio é muito importante para os estudantes, pois ocorre uma interação com o mercado. É uma excelente oportunidade para que o aluno consiga um estágio em uma multinacional”, diz.

Para participar, os estudantes devem fazer a inscrição neste link. Cada equipe pode ter até dois integrantes e é preciso apresentar um nome e um logotipo para o aeromodelo que será projetado. As inscrições serão confirmadas pela equipe organizadora e depois disso as equipes seguem para a fase de desenvolvimento do projeto. O regulamento completo está disponível aqui.