Até 31 de outubro, alunas de Etecs e Fatecs podem solicitar indicação de seus projetos de iniciação científica para participar de concurso dedicado a meninas na ciência
Professores, orientadores, coordenadores ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas podem indicar projetos | Foto: Roberto Sungi
Reconhecer pesquisas de iniciação científica de jovens talentosas é o objetivo da sexta edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, que está com inscrições abertas até 31 de outubro, pela internet. Nesta edição a categoria contemplada será Meninas na Ciência. Podem participar estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, além de outras instituições de ensino, com pretensão em seguir uma carreira científica. A premiação é realizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para que a inscrição seja realizada, é preciso que professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais indiquem as alunas interessadas, por meio de um formulário digital. Os projetos devem demonstrar criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir com o futuro da ciência no País. As orientações completas estão disponíveis no edital da iniciativa.
As vencedoras serão anunciadas até 20 de janeiro de 2025, sendo três alunas de Ensino Médio e três do Superior, distribuídas entre as áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
As ganhadoras receberão troféus e terão a chance de apresentar seus trabalhos na 77ª Reunião Anual da SBPC, em julho de 2025. Além disso, serão contempladas com uma mentoria com pesquisadores renomados, uma oportunidade de desenvolvimento em suas carreiras científicas.
A cerimônia de premiação está marcada para 11 de fevereiro de 2025, Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, com transmissão pelo YouTube.