Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação é um mestrado profissional, presencial e gratuito; início em 2025, em Botucatu
Inscrições podem ser feitas até dia 19 de agosto online; as aulas presenciais terão início em 2025 em Botucatu | Arte: Divulgação
A parceria entre o Centro Paula Souza (CPS) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) inaugura um novo ponto focal da rede Profnit na Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu. O programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação é um mestrado profissional, stricto sensu, presencial e gratuito, com início das aulas em 2025.
“Podem se inscrever profissionais formados em todas as áreas do conhecimento sem restrição. Não é necessário ter vínculo com o CPS, com a Unesp ou com qualquer outro Instituto de Ciência e Tecnologia, sendo bem-vindos profissionais do mercado também”, explica o diretor da Agência de Inovação da Unesp e conselheiro do CPS, professor Saulo Philipe Sebastião Guerra.
Criado em 2016 pela Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), a rede Profnit visa desenvolver o ecossistema de inovação na região em que está localizado, sendo avaliado com conceito 4 pelo Capes. O período de inscrições vai até às 23h59 do dia 19 de agosto de 2024 pelo link: https://www.profnit.org.br/exame-nacional-de-acesso-2025/
As aulas terão início em 2025, com um corpo docente formado por professores da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira, e das Faculdade de Ciências Agrárias do Vale do Ribeira (Unesp), das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) de Botucatu, Catanduva e Pompéia.
“São professores com experiência em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Gestão de Ambientes de Inovação e Gestão da Inovação”, diz.
O programa engloba estudos sobre as competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e política institucional de inovação tecnológica de acordo com o arcabouço legal e políticas setoriais. O estímulo à proteção das criações, resultados de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, busca de anterioridade, processamento e manutenção dos títulos de Propriedade Intelectual nas diversas áreas do conhecimento. A transferência de tecnologia nas suas diversas formas e nos vários setores estruturantes e seus inter-relacionamentos, identificação de nichos de mercado e ambientes de inovação de base tecnológica e suas interações sistêmicas. E empreendedorismo e identificação de gargalos e de oportunidades de mercado para transferir tecnologia adequadamente (inteligência competitiva), visando seu uso pela sociedade e contribuindo para o desenvolvimento e crescimento econômico nas esferas local, regional e global.